terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Plantio do Abacaxi



Plantio

Método de Plantio


O plantio pode ser feito em covas ou sulcos que devem ter entre 10 e 15 cm de profundidade. Não havendo sulcador, pode-se abrir as covas com enxada, pá de plantio tipo havaiano ou com coveadeira (mecanizada).


Disposição das covas ou sulcos

O plantio das mudas pode ser feito em filas simples ou duplas; dar preferência ao sistema de fileiras duplas. Em terrenos com declive, dispor as covas ou sulcos em curva de nível.
Plantio
Após a abertura das covas ou sulcos, faz-se a distribuição das mudas. Nesta ocasião, o plantio deve ser realizado por quadras, separando-se as mudas por tamanho e tipo, tomando-se o cuidado de evitar que caia terra no "olho" da planta.

Espaçamento e Densidade

A distância entre as plantas pode variar de acordo com a variedade, o destino da produção, o nível de mecanização e outros fatores. Sendo que, os plantios mais adensados tendem a proporcionar maiores produções por área e menor tamanho de frutos

Tabela 2. Espaçamentos recomendados para a cultura do abacaxizeiro



Tipo de plantio

Distância entre filas e plantas (m)

Plantas/ha

Filas simples

0,90 x 0,30

37.000

0,80 x 0,30

41.600

Filas duplas

0,90 x 0,40 x 0,40

38.460

0,90 x 0,40 x 0,35

43.950

0,90 x 0,40 x 0,30

51.280

Escolha do terreno

Escolher um terreno plano ou de pouca declividade (até 5%), de preferência com profundidade efetiva acima de 70 cm, textura média (areno-argilosa) ou arenosa, pH 4,5 a 5,5 e de fácil drenagem. Sempre que possível, é importante a existência de uma fonte de água nas proximidades do plantio, dada a necessidade do preparo de caldas para aplicação de produtos químicos na lavoura.


Instalação da cultura
Época de plantio
Considerando a situação climática da região, bem como a redução de ocorrência de florações naturais precoces, o abacaxi deve ser plantado a partir do final da estação seca e durante a estação chuvosa, que corresponde ao período de janeiro a abril, na região.

Plantio das mudas
Pode ser feito em covas (abertas com enxada ou enxadeta) e sulcos (quando se dispõe de sulcador, mecanizado ou de tração animal). Tanto as covas quanto os sulcos devem ter profundidade suficiente para evitar o tombamento das mudas depois de plantadas (aproximadamente um terço do tamanho das mudas).
No plantio deve-se ter extremo cuidado em não deixar cair terra no centro da roseta foliar. 0 plantio deve ser efetuado em quadras, separadas de acordo com o tipo e tamanho das mudas, para facilitar os tratos culturais, obter maior uniformidade entre as plantas e os frutos colhidos no final do ciclo. No caso de se ter que plantar em terrenos de declive acentuado, devem ser usadas curvas de nível e outras práticas de conservação do solo.


Densidades e espaçamentos
Os plantios devem ser estabelecidos com cerca de 30 a 40 mil plantas por hectare, recomendando-se os seguintes espaçamentos em fileiras duplas: 1,20 x 0,40 x 0,40 m ( 31.250 plantas/ha) ou 1,20 x 0,40 x 0,35 m (35.714 plantas/ha). De maneira geral, os plantios mais adensados tendem a proporcionar maiores produções por área, ainda que, individualmente, os frutos possam alcançar pesos menores. Recomenda-se que o plantio das mudas em uma fila seja alternado com relação às plantas da outra fila, isso é, que fiquem descasadas ou em quincôncio.


Consorciação de culturas
0 abacaxi pode ser consorciado com outras culturas, principalmente alimentares e de ciclo curto, tais como feijão (Vigna, Phaseolus), amendoim etc. Essas culturas devem ser plantadas nas entrelinhas do abacaxizeiro, de modo contínuo ou alternado, em espaçamentos compatíveis, não se devendo empregar herbicidas para o controle de plantas daninhas. 0 abacaxizeiro pode ser também explorado nas entrelinhas de plantas perenes, tais como: caju, pinha etc., mantendo-se distâncias adequadas entre as suas linhas e a projeção das copas das árvores da cultura principal, evitando-se sombreamento excessivo do abacaxizeiro.
Manejo EMBRAPA

Instalação da cultura

Época de plantio
Os plantios conduzidos em condições de sequeiro devem ser instalados no final da estação seca e no início da estação chuvosa, o que no Tocantins corresponde, em geral, aos meses de setembro/outubro. Por outro lado, os plantios irrigados podem ser instalados em qualquer época do ano tomando-se os devidos cuidados com o tamanho e o tipo das mudas utilizadas em cada época de plantio de maneira a evitar problemas relacionados à floração natural precoce, à incidência de bacteriose (Erwinia) e à ocorrência do distúrbio fisiológico chamado “mancha chocolate”.
Plantio das mudas
O plantio pode ser em covas ou em sulcos, os quais devem ter a profundidade suficiente para evitar o tombamento das mudas após a colocação das mudas (Figura 1). Deve-se tomar cuidado para não deixar cair terra no “olho” da planta, o que resultaria em seu apodrecimento e morte. Devido a dificuldades relacionadas com a disponibilidade de mão de obra e os custos, produtores de abacaxi de Minas Gerias, Pará e Tocantins têm adotado o plantio mecanizado em lugar do plantio manual (Figura 2).
Foto: Aristoteles Pires de Matos
Figura 1. Sistema de plantio em covas; enterrio das mudas até cerca de 1/3 do tamanho para melhor fixação no solo
Fotos: Aristoteles Pires de Matos
Figura 2. Plantio mecanizado de abacaxi. (A) alimentação da plantadeira com mudas; (B) plantio em fileiras duplas 
Densidades e espaçamentos
O plantio pode ser feito em fileiras simples ou duplas (Figura 3). O espaçamento depende da cultivar, do nível tecnológico empregado, da região produtora e de destino da produção, entre outros aspectos. Existe uma preferência dos produtores tocantinenses de instalar os plantios em sistema de fileiras duplas e em densidades geralmente inferiores àquelas usadas nos demais estados produtores do Brasil, visando aumentar a probabilidade de obtenção de frutos grandes, com recompensas nos preços pagos pelos mercados supridos. Os espaçamentos mais utilizados correspondem a 1,50 x 0,40 x 0,40 (26.315 plantas/ha), 1,20 x 0,50 x 0,40 m (29.411 plantas/ha), 1,20 x 0,40 x 0,40 m (31.250 plantas/ha) ou 1,20 x 0,40 x 0,35 m (35.714 plantas/ha). Especificamente para os plantios em fileiras duplas, recomenda-se que as mudas de uma linha sejam plantadas alternadas em relação às plantas da outra linha, de maneira que as mudas fiquem “descasadas” (Figura 3). O uso de espaçamentos com, no mínimo, 1,20 m entre fileiras duplas é altamente recomendável, pois facilita a movimentação dos trabalhadores durante as práticas culturais, especialmente durante a colheita, permitindo o uso de carriolas, evitando, assim, que os frutos sejam transportados em cestos na cabeça do trabalhador.
Ilustração: Aristoteles Pires de Matos
Figura 3. Sistema de plantio em fileiras simples (A) e também em fileiras duplas (B), evidenciando a distribuição triangular das plantas
Consorciação de culturas
Embora seja tradicionalmente cultivado em sistema de monocultura, o abacaxizeiro pode ser consorciado com diversas culturas, especialmente aquelas alimentares de ciclo curto e de pequeno porte, tais como feijão, amendoim, milho etc. Essas culturas devem ser plantadas nas entrelinhas do abacaxizeiro, de modo contínuo ou alternado, e em espaçamentos compatíveis, de preferência durante a fase inicial do ciclo do abacaxizeiro. O abacaxizeiro também pode ser utilizado como cultura intercalar de plantios recém-instalados de espécies frutíferas arbóreas (caju, citros, manga, pinha etc.), assim como em cultivos agroflorestais, mantendo-se distâncias adequadas entre as suas linhas e a projeção da copa da cultura principal, evitando-se sombreamento excessivo do abacaxizeiro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário