segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Abricó, Plantas que Curam



Abricó - do Pará - O abricó - do - pará, também chamado abricó, abricó - de - são - domingos e abricó - selvagem, é produto de uma árvore da família das Gutíferas, a que também pertencem o bacuri, o bacoparé, etc. O fruto,do tamanho de uma laranja, apresenta uma massa cor de abóbora, doce e aromática, aderente à casca. É geralmente muito apreciado.
Utilidades Medicinais
Ácido úrico - Usar abundantemente o abricó, fazendo refeições exclusivas desta fruta.
Catarro - Para as eliminações catarrais em geral recomenda - se fazer refeições compostas principalmente de abricó - do pará; mas não convêm usá-lo em excesso.
Febre - Chá das folhas, não muito forte. Morno, às colheradas.
Hipertensão arterial - Parece adequada a inclusão do abricó - do - pará na alimentação dos hipertensos.
Verminoses - Moer as sementes. Misturar com mel e tomar uma colher de sobremesa em jejum.

Nome da fruta: AbricóNome científico: Mammea americana LFamília: GutiferaeCategoria: SemiácidaSinônomos: abricó-do-pará, abricó-selvagem, abricó-de-são-domingos. Possui as vitaminas A, B1, B2, B5, e C.O abricó tem larga aplicação na medicina popular, especialmente no combate a cálculos renais, gota, ácido úrico, arteriosclerose (endurecimento das paredes das artérias), combate todo tipo de tumor, fortalece os dentes, previne a piorreia, hipertensão arterial e a deficiência de vitaminas B1 (tiamina) e C.O fruto tem o tamanho de uma laranja. Sua polpa é da mesma cor da abóbora. O fruto é consumido ao natural, pode-se também fazer doce. Das suas sementes se extrai um azeite que, aplicado no couro cabeludo, evita a queda de cabelos.

Benefícios e indicações do Abricó

É indicado para problemas digestivos, febre, combate aos insetos como bicho-do-pé, limpeza do sangue, combate à malária, reumatismo e vermes. A sua resina, assim como suas folhas e raízes, são vulnerárias e inseticidas, principalmente contra o bicho-do-pé, e delas é extraído um excelente remédio para picadas de inseto.
O uso na medicina popular é aplicado ainda ao combate dos cálculos renais, gota, ácido úrico, arteriosclerose, tumor, além de fortalecer os dentes, prevenir a piorreia, hipertensão arterial e a deficiência de vitaminas B1 e C. Possui vitaminas A, B1, B2, B5 e C.
A essência das flores do abricó trabalha ainda a deficiência mental, fazendo a reconexão dos canais energéticos no nível mental. É um floral indicado para quem tem dificuldade em concretizar e realizar. É indicado ainda para aqueles que tem dificuldade de efetuar trabalhos de comando nas salas de aula, no trabalho, para aqueles que possuem dificuldade auditiva e para crianças ou adultos que tem dificuldade em prestar atenção em aulas. É ainda eficaz na medicina caseira para combater febre e sapinho.

Cuidados necessários

O fruto tem que ser descascado com cuidado pois, tanto a casca quanto a massa onde se encontra a polpa, contêm uma substância amarga e acre. O contato desta com os lábios ou com a língua produz mal estar que pode permanecer por horas.
Para cultivo, a planta deve ser semeada ou plantada por meio de mudas, de setembro a novembro em locais cujo clima seja quente e úmido, e tenha solos férteis. Os frutos são colhidos no outono.


Pertencente à família das Clusiaceae, o abricó, também conhecido como abricó do pará, mamãe, abricoteiro, abricote, abricó de são domingos e abricó das Antilhas, é uma árvore grande que pode chegar aos 15 metros de altura. Com folhas oblongo obtusas, verde-escuras, pecioladas e de até 14 cm de comprimento, a planta é muito frondosa e grande e possui ainda flores brancas e perfumadas que aparecem em pares ou solitárias. Seu fruto contém uma semente de até 7 cm de diâmetro e tem entre 15 e 22 cm de diâmetro, é carnoso, quase redondo e muito duro.
Cultivada em todo o Brasil, principalmente no Pará, a planta reproduz-se por sementes podendo ser plantada também por mudas sem exigir solos férteis. Deve ser plantada com espaçamento de 6m x 6m de setembro a novembro em locais com clima úmido e quente. Seus frutos podem ser colhidos sempre no outono.

Benefícios, propriedades e indicações

A planta possui propriedades digestivas, cicatrizante, inseticida para pulgões e bicho-de-pé, age na limpeza do sangue, no tratamento de malária, picada de insetos, reumatismo e vermes. Para sua ação como inseticida e no tratamento das picadas, deve ser usada a resina que a casca da árvore solta, as folhas e a raiz. Suas sementes possuem propriedades anti-helmínticas, e sua fruta, comestível, é excelente para a fabricação de xaropes e compotas.
A fruta é rica em vitaminas A, B1, B2, B5 e C, sendo eficaz no combate ao cálculo renal, gota, ácido úrico, arteriosclerose, tumores, hipertensão arterial, deficiência de vitamina B1 e C e atuando no fortalecimento dos dentes. O azeite extraído das sementes pode ser usado ainda, quando aplicado no couro cabeludo, para evitar a queda de cabelos.

Essência floral de abricó

O floral de abricó carrega também alguns benefícios ajudando aqueles que têm problemas para concretizar e realizar. Ajuda pessoas que são normalmente lentas em salas de aula ou no trabalho. É muito indicado para crianças e adultos que tem consciência de suas dificuldades e limitações no aprendizado e não conseguem coordenar seus afazeres e obrigações.
Com suas propriedades, ativa as atividades cerebrais e, além disso, pode ser usada para combater a febre e sapinho, além de agir como tônica, lactífera, odontálgica e tanífera.

Atenção

Apesar de o fruto poder ser consumido de forma natural, é preciso tomar cuidado com sua casca e a polpa, pois estas contêm substâncias fortes, amargas e acres que podem, em contato com os lábios ou a língua, causar mal-estar que permanece por algumas horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário