quarta-feira, 16 de setembro de 2015

ACEROLA, PLANTAS QUE CURAM


ACEROLA COMBATE FALTA DE VITAMINA C E ANEMIA



Fadiga, perda de apetite, sonolência, palidez, irritabilidade, pequenas hemorragias na pele, inflamação da gengiva e demora na cicatrização de ferimentos são algumas das manifestações clínicas da falta de vitamina C no organismo. Pesquisa realizada com cerca de 100 meninas e meninos matriculados em creches municipais de João Pessoa, capital da Paraíba, mostrou que quase 70% dessas crianças apresentavam níveis baixos de vitamina C no sangue. As crianças com carência de vitamina C passaram a tomar, na hora do almoço, um copo de 150 mililitros de suco de acerola. Depois de cerca de um mês, a grande maioria já apresentava níveis adequados de vitamina C no sangue. O estudo foi realizado por Maria José de Carvalho Costa, da Universidade Federal da Paraíba, e sua equipe.
A vitamina C estimula o organismo a absorver ferro, mineral indispensável ao bom funcionamento das células vermelhas do sangue. Uma dieta pobre em vitamina C pode, portanto, acarretar uma deficiência de ferro e, conseqüentemente, desencadear um quadro de anemia. Dessa forma, não surpreende que, entre as crianças das creches municipais de João Pessoa, a proporção de casos de anemia tenha sido maior entre os meninos e meninas que apresentavam carência de vitamina C. Porém, o tratamento com suco de acerola também ajudou a combater a anemia, normalizando os níveis de hemoglobina (molécula responsável pelo transporte de oxigênio no sangue e que confere a esse líquido sua coloração vermelha característica).
“A acerola é uma fruta especialmente rica em vitamina C, além de ser também fonte de pró-vitamina A, ferro e cálcio”, afirmam Maria José e sua equipe em artigo publicado na Revista de Nutrição (volume 14; número 1). De acordo com os pesquisadores, “o Nordeste brasileiro é um dos maiores produtores e exportadores do fruto no país, especialmente os estados da Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, que dispõem de condições climáticas ideais para o desenvolvimento da aceroleira, que se adapta muito bem ao clima tropical e subtropical”. Já que, no Nordeste, a acerola é facilmente encontrada e tem um custo relativamente baixo, Maria José e sua equipe recomendam que essa fruta seja incluída em “programas de alimentação para populações de alto risco para anemia”.



Antioxidante (graças ao seu teor em vitamina C), estimulante em caso de doenças infecciosas, remineralizante.  

Indicações da acerola: No tratamento e na prevenção de doenças infecciosas como a gripe (como complemento a outros tratamentos), a síndrome gripal, a angina  (como complemento a outros tratamentos), os resfriados, a astenia (fadiga), etc. 
Os índios da Amazônia a utilizam contra a diarréia e os ditúrbios hepáticos [fonte: wikipedia France, out. 2009]

Efeitos secundários: Desconhecemos

Contra-indicações: Desconhecemos

Interações: Desconhecemos

Preparações à base de acerolaComprimidos mastigáveis de acerola

Cápsulas de acerola

 de acerola (ex. de posologia, tomar 1 colher de café de pó de acerola, 1 a 2 vezes ao dia)

Soluções bebíveis à base de acerola

Suco de acerola, consumido em todo o Brasil, em restaurantes, lanchonetes e bares, devido à sua alta concentração em vitamina C. Consumido também por índios da Amazônia. 

Onde cresce a acerola?: A acerola cresce principalmente na América do Sul, no Brasil.  

Observações interessantes: A acerola é uma planta bastante popular na América do Sul, principalmente no Brasil. De fato, os frutos da acerola (cerejas) são muito ricos em vitamina C,  falamos em uma concentração de 10 a 30 vezes maior do que a contida na laranja! (fonte: wikipédia France)  
As virtudes da vitamina C são inúmeras e exercem um efeito bastante favorável na prevenção e no tratamento de diversasdoenças infecciosas. Uma cura à base de acerola pode portanto, ser bastante benéfica, sobretudo no inverno, contra a gripe e a tosse. 

Nome científico: Malpighia glabra

Família: Malpighiaceae.

Constituintes químicos: ácido ascórbico (2-4%); ácido l-málico; ácido pantotênico; betacaroteno; carboidratos; caroteno; dextrose; frutose; hesperidina e outros bioflavonóides); limoneno; mucilagem; niacina; proteínas 4 g%, pró-vitamina A; riboflavina; rutina, sais minerais (ferro, cálcio 12 mg %, flúor 11 mg%, fósforo, magnésio, potássio, sódio); sucrose; tiamina; vitamina B6; Vitamina C (1- 5 g/100 mL).

Propriedades medicinais: adstringente, antianêmica, antidiarréica, antiescorbútico, antifungal, antiinflamatória, aperiente, cicatrizante, mineralizante, nutritiva, vitaminizante.

Indicações: afecções da vesícula biliar, afecções do fígado; afecções pulmonares, anemia; auxiliar em tratamentos do fígado ou disenterias; carência de vitamina C, cicatrização de feridas; diabetes, dieta de lactentes, crianças e adolescentes, de gestantes e nutrizes e de pacientes desnutridos, convalescentes e em processo de desgaste físico; diminuir a ocorrência de doenças infecciosas e de dores musculares e articulares; disenteria; estomatite, fadiga, gravidez, gripes, hemorragias nasais e gengivais; hepatite virótica, infecção bucal, irritabilidade, melhorar o sistema imunológico; perda de apetite; poliomielite, previnir debilidade, resfriado, reumatismo, stress, tuberculose pulmonar, varicela. Como fitocosmético: hidratante capilar e condicionador capilar, protetor contra infecções. Pesquisas indicam o ácido escorbútikco contra o envelhecimento celular graças à sua ação antioxidante e sequestrante de radicais livres. Os sais minerais da acerola lhe oferecem a propriedade remineralizante em peles cansadas e estressadas. As mucilagens e proteínas são responsáveis pelas ações de hidratação e condicionamento capilar.

Parte utilizada: fruto.

Contra-indicações/cuidados: não encontrados na literatura consultada.

Efeitos colaterais: não encontrados na literatura consultada.

Modo de usar:
Ao natural, como alimento, ou sob a forma de suco, 1 copo três vezes ou 4 vezes ao dia;
Como ingrediente para a fabricação de geléias, marmeladas, compotas, licores e sorvetes;
No enriquecimento vitamínico do suco de outras frutas;
Na fabricação de cremes e loções para a pele e xampus para os cabelos;
Fitocosmético: pós, cápsulas gelatinosas moles e duras, comprimidos e pastilhas;
2 a 5% em xampus. 5 a 10% em cremes e loções.


2 comentários:

  1. Boa tarde,
    Tenho uma arvore de acerola no meu quintal, a qual ja deu varias colheitas, porem ja faz algum tempo que aparentemente diminuiu bastante sua produção.
    Acho que tudo começou quando eu cortei uma ramo grosso do tronco , ai a arvores demorou um pouco para se recuperar, mas ja ta voltando a frutificar.
    MInha duvida é como que eu faço a pode correta da planta ?
    Eu li a materia acima, mas a altura dos 1ºs ramos chegam a 0,50 m de altura, bom sou leigo no assunto e não consegui entender muito como fazer a poda.

    Alguem poderia me ajudar ????

    Obrigado, parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. caro Marcos:
    Tem um artigo aí no blog mesmo mais especifico sobre podas,vá no marcador "acerola" e pesquise tratos culturais, mas no inicio do periodo chuvoso faça uma boa adubação e jogue um pouco de calcareo, se vc quiser algo mais tecnico, envie-nos seu email que lhe enviaremos o material.

    abraços e obrigado pela visita.

    carlos

    ResponderExcluir