segunda-feira, 2 de novembro de 2015

NOVAS CULTIVARES DE BANANA



Novas cultivares de bananeira resistentes à singatoka-negra

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper vem introduzindo e estudando cultivares e clones de bananeira desde 1976, com o objetivo de selecionar plantas resistentes às principais doenças, produtivas e com frutos de qualidade com aceitação comercial.


Em 1982, foi iniciado o Programa de Melhoramento Genético da Bananeira, coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa de Mandioca e Fruticultura Tropical, CNPMF/EMBRAPA, Cruz das Almas-BA, com o principal objetivo de obter híbridos tetraplóides (AAAB) resistentes às principais doenças, além de mais produtivos e com melhor qualidade de frutos. Neste programa, utilizando como parental feminino a cv. Pacovan, triplóide (AAB) e como parental masculino o diplóide (AA) M53, foram gerados centenas de híbridos tetraplóides, que foram avaliados em diferentes regiões produtoras do Brasil. Alguns destes foram introduzidos e estudados nas Fazendas Experimentais do Incaper, em Alfredo Chaves e Cafundó, de onde se selecionaram as cultivares Vitória e Japira.
Descrição das Cultivares
Essas novas cultivares apresentam a maioria de suas características, tanto de desenvolvimento quanto de rendimento, superiores à cultivar Prata e bastante semelhantes à cv. Pacovan. Além disso, são superiores a estas cultivares quanto à reação às doenças, sendo resistentes à sigatoka-amarela, à sigatoka-negra e ao mal-do-panamá. As novas cultivares foram avaliadas nos últimos 10 anos em diferentes ecossistemas, no Espírito Santo (Incaper), na Bahia (Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical) e no Amazonas (Embrapa Amazônia Ocidental), em confronto com as cultivares suscetíveis às doenças, tendo apresentado características agronômicas semelhantes e/ou superiores, especialmente às da ’Prata’ e ’Pacovan’. Com praticamente o mesmo porte da ’Prata’, são plantas vigorosas e podem ser cultivadas nos mesmos espaçamentos e seguindo as mesmas recomendações técnicas usadas na ‘Prata’. Apresentam bom perfilhamento, bom desenvolvimento e crescimento, produzindo frutos de excelente qualidade para o mercado.

banana1

As análises químicas dos frutos revelaram que suas características relativas à acidez (ATT) e ao amido foram similares às da banana ’Prata’, tendo uma maior “vida de prateleira”, após a colheita, além de maior resistência à antracnose, o que pode facilitar a sua adoção pelos produtores e preferência pelos consumidores. As cultivares Vitória e Japira vêm suprir a lacuna deixada pela ausência de uma cultivar do subgrupo Prata resistente à sigatoka-negra, doença que hoje ameaça praticamente todo o território nacional, possibilitando, assim, disponibilizar para os bananicultores e consumidores novas alternativas economicamente viáveis. 

  

Principais características das Cultivares Vitória e Japira, comparadas com as cultivares Prata e Pacovan, segundo média dos dados coletados no Espírito Santo, Bahia e Amazônia Ocidental

13846

1 - DIC- Dias da inflorescência à colheita (número médio); 

2 - Sem a utilização de fungicidas para o controle do mal-de-sigatoka; 
3 - R- Resistente; S- Suscetível.




O Incaper mantém um campo de produção de mudas na Fazenda Experimental de Alfredo Chaves, para implementar pomares clonais, em cooperação com a SEAG, prefeituras municipais, cooperativas e associações de produtores, visando à distribuição de mudas para os bananicultores. Matrizes destas cultivares, estão também disponíveis na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical.

Agradecimentos: Ao Técnico Agrícola Jomar Luiz Roversi pelo apoio e colaboração ao nosso site.



3 comentários:

  1. Boa tarde,
    temos alguns pomares de frutas em campestre, sul de mg, onde temos pomares comerciais de pessego, nectarina, ameixa, uva, figo, amora, atemoia, nespera, maça, e estamos a procura de uma pessoa ou familia para trabalhar, cuidar do pomar, caso saibam de alguem...
    também podemos arrendar ou dar de parceria ou porcentagem....
    interessados enviar e-mail para jrfrutas@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. por favor amigo, divulge a mensagem que postei ai, jrfrutas@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. CARA AMIGO SEU COMENTARIO FOI PUBLICADO, SE ME PERMITE UMA DICA PARA VOCÊ, CRIE UM MINI SITE OU BLOG PARA DIVULGAÇÃO DO SEU PRODUTO,PROCURE TER FRUTAS TIPICAS DO CERRADO, A PROCURA É GRANDE.
    BOM DIA E OBRIGADO PELE VISITA.
    CARLOS PENA

    ResponderExcluir