quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Custos e coeficientes técnicos de produção de Amora Preta


Custos e coeficientes técnicos de produção

Na implantação de uma lavoura de amoreira-preta, no primeiro ano de implantação, os maiores custos referem-se ao preparo do solo e mão de obra de plantio e a aquisição da muda. No mercado o valor desta muda gira em torno de dois reais. A densidade de plantio padrão, recomendada, é de 4.762 plantas (0,7 x 3,0 m).
Um dos custos facultativos de instalação é o sistema de sustentação das plantas, que dependerá da escolha da variedade. Para variedades decumbentes, ou seja, que se arrastam no chão, sem apoio apropriado, haverá necessidade da aquisição de arames e postes de madeira ou outro material de suporte. Outro item facultativo é o sistema de irrigação, que em grande parte dos pomares inexiste. A manutenção das linhas de plantio limpas (capinadas) dependerá em grande parte de mão de obra paga.
A partir do segundo ano de plantio a lavoura já estará preparada para produção. Os maiores custos serão de mão de obra envolvida em atividades de poda de inverno, colheita, embalagem e poda verde. 
Investimentos com caixas de colheita, treinamento de pessoal, adequação do galpão de embalagem serão necessários. Se a produção for destinada à industrialização, os custos operacionais serão menores. Se o destino da produção for o mercado de fruta fresca, haverá necessidade de investimentos em estruturas de frio, ou seja, câmaras frias e transporte frigorificado para que o produto chegue ao mercado com o mínimo de perdas das características físicas (perda de peso) e químicas (sabor, teor de açúcares e nutricionais).
A amoreira-preta, depois de plantada, tem uma vida útil, ou seja, um período produtivo viável economicamente, ao redor de 15 anos. Portanto o custo da muda, o preparo do solo para o plantio e a estrutura de condução (mourões e arame), com participação significativa no custo total, são pulverizados ao longo da vida útil.











Nenhum comentário:

Postar um comentário