domingo, 31 de maio de 2020

INTRODUÇÃO À FRUTICULTURA



CAPITULO 1 - INTRODUÇÃO À FRUTICULTURA

1.1 Situação da fruticultura no Brasil

O Brasil possui condições ecológicas para produzir uma gama de frutas tropicais,subtropicais e temperadas e situações especiais que permitem que possamos produzir o ano todo. Apesar de todas estas condições favoráveis, o Brasil ainda importa várias frutas que poderiam ser produzidas aqui, entre elas se destacam a pêra, uva para mesa e passas, ameixas, quivi, cerejas e maçã na entre safra. Os nossos principais fornecedores são a Argentina, o Chile e o Uruguai.
No Rio Grande do Sul, a situação não é diferente somos tradicionais importadores de frutas de outros países e/ou estados. Mesmo no caso das plantas cítricas, o Estado só consegue atender 60% do consumo nas épocas de maior demanda e tem dificuldade de abastecer e fornecer a matéria-prima para suprir as três indústrias concentradoras de sucos nele instaladas.
Portanto a área de laranjas necessitaria ser ampliada, já que os cerca de 28.000ha são insuficientes para atender a demanda. No caso da frutas tropicais, o maior volume vem de outros Estados, mesmo assim o RS possui microclimas que podem produzir mangas, bananas, maracujá, abacaxi entre outras. O Estado produz quantidade suficientes de uva para vinhos, pêssego para mesa e conserva, ameixa, maçã, figo, goiaba, e esta ampliando a área de quivi na Serra Gaúcha e plantas cítricas sem sementes na Metade Sul.
A fruticultura é uma atividade que utiliza grande quantidade de mão de obra e atende a necessidade de viabilizar as pequenas propriedades e a fixação do homem no meio rural. Para tanto, é necessário o incentivo e o estabelecimento de parcerias com os setores de produção e comercialização, envolvendo setores públicos e privados para que os produtores possam produzir para o mercado interno, buscar novos mercados e aproveitar os excedentes nas agroindústrias.
Dispõe-se de tecnologias e material genético apropriados para produzir nas diferentes condições de clima e solo do Brasil. Não bastam só as potencialidades, são necessários incentivos e políticas que permitam um planejamento a médio e longo prazo, já que os pomares necessitam de, no mínimo, 2 anos para iniciar a produção e os investimentos iniciais costumam serem elevados e o retorno só ocorre depois do 6 da implantação do pomar.
É necessário que, ao par da produção, todo o setor esteja de olhos abertos para as tendências mundiais, onde o consumidor não pode ser desconsiderado e a busca de produtos diferenciados através da produção orgânica e integrada de frutas (PIF) e que podem representar dividendos adicionais para o setor de produção e comercialização.
Em países europeus, asiáticos e mesmo nos Estados Unidos, a fruticultura se caracteriza por ser uma atividade rentável e que utiliza com vantagens a produção integrada, buscando produtos de qualidade, minimizando riscos ao homem e ao ambiente.
No Brasil, a Produção Integrada de Frutas (PIF) está sendo utilizadas por produtores de frutas de diversas regiões, principalmente naquelas áreas destinadas à exportação, como é o caso da maçã, melão, manga, uva, mamão, entre outras.
O consumo de frutas visando os aspectos funcionais e/ou nutracêuticos também é um fator que pode contribuir para a elevação do consumo e, consequentemente, o aumento das áreas plantadas de diversas frutas, inclusive frutas nativas das mais diferentes regiões do Brasil.

1.2 Importância da fruticultura

O cultivo de plantas frutíferas se caracteriza por apresentar aspectos importantes nocontexto sócio-econômico de um país, tais como:
a) Utilização intensiva de mão-de-obra;
b) Possibilita um grande rendimento por área, sendo por isso uma ótima alternativa para pequenas propriedades rurais;
c) Possibilita o desenvolvimento de agroindústrias, tanto de pequeno quanto de grande porte
d) Contribui para a diminuição das importações;
e) Possibilita aumento nas divisas com as exportações;
f) As frutas são de importância fundamental como complemento alimentar, sendo fontestaminas, sais-mnerais, proteínas e fibras indispensáveis ao bom funcionamento do organismo humano, entre outras.

 Na Tabela 3 é mostrado o valor nutricional das principais frutas consumidas no Brasil.


1.3 Conceitos

A fruticultura pode ser conceituada como sendo o conjunto de técnicas e práticas aplicadas adequadamente com o objetivo de explorar plantas que produzam frutas comestíveis, comercialmente. Segundo Tamaro (1936), fruticultura é a arte de cultivar racionalmente as plantas frutíferas.
Além do conceito de fruticultura, o conceito de fruta e fruto também é variável conforme o autor. Segundo Ferreira (1993), fruta é a designação comum às frutas, pseudofrutos e infrutescências comestíveis, com sabor adocicado. Já o fruto é o órgão gerado pelos vegetais floríferos, e que conduz a semente, portanto resulta do desenvolvimento do ovário depois da fecundação. Para facilitar a leitura, no decorrer de todos os capítulos, será adotado o termo fruta.

1.4 Classificação das plantas frutíferas

A maioria dos frutos é o resultado do desenvolvimento do ovário da flor após a fecundação, originando, assim, as sementes. Algumas frutas, porém, resultam do amadurecimento do ovário mesmo sem fecundação, produzindo frutos partenocárpicos, como é o caso da banana, do abacaxi e de algumas cultivares de uvas e citros.
Na Tabela 4 são apresentadas as principais espécies frutíferas cultivadas com o respectivo nome científico, nome da família e sub-família
As plantas frutíferas podem ser classificadas de diferentes formas, as principais são quanto ao clima, hábito de vegetativo e tipo de fruto.

1.4.1 Quanto ao clima

a) Frutíferas de clima temperado - as principais características apresentadas por essas plantas são:
- Hábito caducifólio;
- Um único surto de crescimento;
- Necessidade de frio com temperaturas £ 7,2°C, para superação do estádio de repouso vegetativo;
- Maior resistência às baixas temperaturas;
- Necessidade de temperatura média anual entre 5 e 15°C para crescimento e desenvolvimento.
As principais plantas frutíferas de clima temperado são pessegueiro, macieira, pereira, videira, ameixeira, marmeleiro, quivi, cerejeira, nogueira-pecan, entre outras. 
b) Frutíferas de clima subtropical - as principais características apresentadas por essas plantas são:
- Nem sempre apresentam hábito caducifólio;
- Mais de um surto de crescimento;
- Menor resistência a baixas temperaturas;
- Pouca necessidade de frio no período de inverno;
- Necessidade de temperatura média anual de 15 a 22°C.
As principais frutíferas de clima subtropical são as plantas cítricas, abacateiro, caqui, jabuticaba, nespereira, entre outras.
c) Frutíferas de clima tropical - as principais características apresentadas por essas plantas são:
- Podem apresentar mais do que um surto de crescimento;
- Apresentam folhas persistentes;
- Não toleram temperaturas baixas;
- Necessidade de temperatura média anual entre 22 e 30°C.
As principais frutíferas de clima tropical são bananeira, cajueiro, abacaxizeiro,
mamoeiro, mangueira, maracujazeiro, coqueiro da bahia, entre outras.

1.4.2 Quanto ao hábito vegetativo

a) Arbóreas - apresentam grande porte e tronco lenhoso. Exemplos: mangueira, abacateiro, nespereira, jaqueira e nogueira-pecan.
b) Arbustivas - apresentam porte médio e caule menos resistentes. Exemplos: figueira, amoreira, mamoeiro e romãzeira.
c) Trepadeiras - apresentam caule sarmentoso e provido de gavinhas. Exemplos: videira, maracujazeiro e quivi.
d) Herbáceas - apresentam porte baixo, rasteiras ou com pseudo-caules. Exemplos: bananeira, morangueiro e abacaxizeiro.

1.4.3 Quanto ao tipo de fruta

a) Frutas com sementes - maçã e pêra
b) Frutas com caroços - pêssego e ameixa
c) Frutas com sementes carnosas - romã
d) Frutas em bagas - uva, groselha e quivi.
e) Frutas em espirídio - citros
f) Frutas agregadas - framboesa
g) Frutas compostas - figo
h) Frutas secas – noz pecan e pistáchio.
i) Frutas tropicais e subtropicais - banana e abacaxi
j) Frutas nativas comestíveis - araçá, pitanga, araticum





1.5 Tipos de pomares

a) Pomares domésticos ou caseiros - são aqueles pomares que se caracterizam por apresentarem um grande número de espécies e cultivares.
b) Pomares comerciais - são aqueles formados por um pequeno número de espécies e cultivares, há um escalonamento da produção, sendo que esta pode ser destinada à industrialização ou ao consumo “in natura”.
c) Pomares experimentais - são aqueles que apresentam um grande número de espécies e cultivares.
d) Pomares didáticos - são aqueles que apresentam um grande número de espécies e variedades, onde são executadas as práticas corretas e incorretas, pois o fim único é o aprendizado.

1.6 Principais problemas da fruticultura

A fruticultura é uma atividade com características bastante regionalizadas, o que faz com que, em cada região onde ocorre predominância pelo cultivo de uma ou outra espécie, surjam problemas diferentes dos de outras regiões. Existem, no entanto, problemas principais que são geralmente comuns a todas as espécies e regiões, como, por exemplo:
a) Produção de mudas de qualidade, principalmente no que se refere à falta de controle do material utilizada e fiscalização dos produtores, comerciantes, transportadores, entre outros;
b) A comercialização é uma etapa muito pouco eficiente, ocorrendo muitas perdas das frutas antes de chegarem ao consumidor;
c) Falta de transporte, armazenamento, assistência técnica e linhas de crédito compatíveis;
d) Falta de informação e organização dos produtores, principalmente dos pequenos produtores;
e) Baixa renda da população, o que faz com que o consumo per capita de frutas seja muito baixo, no Brasil;
f) Plantio muitas vezes em regiões marginais (Figura 1);
g) Falta de culturas adaptadas às condições locais;
h) Manejo inadequado do solo e da planta;
i) Elevados custos de implantação e produção;
j) Condições climáticas desfavoráveis em muitas regiões produtoras.

Figura 1 – Macieira com brotação irregular devido à falta de frio no período de dormência.
Foto: José Carlos Fachinello


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