segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Acerola

Receitas com acerola 

Também conhecida como cereja-das-antilhas, é uma fruta tropical, nativa do mar das Antilhas, da América Central, e do norte da América do Sul. A acerola, além de possuir as vitaminas A, B1 e B2 em grande quantidade, é uma excelente fonte de vitamina C. É rica em cálcio, fósforo e ferro. Pode ser consumida ao natural, na forma de sucos, refrescos, sorvetes, doces, geléias e compotas.
Pela sua quantidade incrível de vitamina C - em 100 g da parte comestível da fruta, pode-se encontrar até 80 vezes mais vitamina C que na mesma quantidade de limão ou laranja - a acerola é recomendada no combate a gripes, resfriados, tuberculoses pulmonares, diabetes, disfunções do fígado, cicatrizações difíceis e disenterias.

Bolo musse de acerola e chocolate branco

Ingredientes:
massa
8 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de especiarias em pó (canela, cravo-da-índia, noz-moscada)
1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 ovos
musse de acerola
250 g de acerola fresca
2 claras
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de creme de leite bem gelado
cobertura
200 g de chocolate branco picado
Modo de Preparo:
Massa: ligue o forno à temperatura média. Numa panela, leve ao fogo 7 colheres (sopa) de manteiga, as especiarias e 1/2 xícara (chá) de água por 2 minutos, ou até ferver. Reserve. Peneire numa tigela o açúcar com a farinha e o fermento. Adicione as gemas e misture. Despeje, aos poucos, a mistura fervente e mexa sem parar, até obter uma massa homogênea. Junte as claras batidas em neve e misture delicadamente até ficar homogêneo. Com a manteiga restante, unte uma assadeira de 30 cm de diâmetro e enfarinhe. Despeje a massa e leve ao forno por 30 minutos, ou até que enfiando um palito no bolo ele saia limpo. Retire o bolo do forno, desenforme ainda morno e deixe esfriar sobre uma grade. A seguir, parta-o ao meio no sentido horizontal. Musse de acerola: bata a acerola no liquidificador com 1/2 xícara (chá) de água o suficiente para separar a polpa do caroço. Despeje sobre uma peneira, aparando numa panela. Aperte bem com uma colher para extrair o máximo de líquido. Misture o açúcar, leve ao fogo e cozinhe por 25 minutos, ou até obter uma calda de fio bem grosso. Bata as claras na batedeira até obter picos firmes. Sem parar de bater, despeje a calda fervente e continue batendo por mais 1 minuto, ou até obter um marshmallow. Acrescente o creme de leite lentamente e bata por mais 30 segundos. Com 8 aros vazados de 7 cm de diâmetro cada um, corte o bolo em 8 pedaços e mantenha-os dentro do aros. Coloque os bolos numa assadeira com papel-manteiga e distribua a musse. Leve à geladeira por 2 horas, ou até ficar firme. Cobertura: coloque o chocolate numa tigela refratária e leve ao fogo, em banho-maria, por 7 minutos, ou até derreter. Não deixe a água do banho-maria ferver. Retire do fogo, transfira o chocolate para uma tigela de vidro e bata com uma espátula por 2 minutos, ou até encorpar. Cuidadosamente, espalhe o chocolate sobre a musse e volte à geladeira por mais 1 hora. No momento de servir, desenforme os bolos com cuidado, disponha-os em pratos e decore com acerola.
Fonte: Revista Menu
Categoria:
Sobremesas: Bolos
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Frio
Dificuldade:
Difícil
Tempo de preparo:
1 hora e 10 min + o tempo de forno e geladeira
Rendimento:
8 unidades
Musse de acerola
Ingredientes:
1 envelope de gelatina sem sabor incolor
350g de acerola
1 caixinha de leite condensado
2 xícaras (chá) de iogurte natural desnatado
1 e 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
Modo de Preparo: Dissolva a gelatina de acordo com as instruções da embalagem. Reserve. Lave a acerola e reitre as sementes. Bata no liquidificador a acerola, 1 e 1/2 xícara (chá) de água, o leite condensado e o iogurte até obter uma mistura homogênea. Adicione a gelatina e bata por mais 2 minutos. Transfira para uma tigela e reserve. Bata o creme de leite na batedeira até obter um chantilly. Incorpore-o ao creme preparado, mexendo delicadamente. Distribua o creme em 8 taças individuais e leve à geladeira por 3 horas, ou até ficar firme. No momento de servir, decore a musse com acerolas.
Fonte: Revista Água na Boca
Categoria:
Sobremesas: Doces
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Frio
Dificuldade:
Fácil
Tempo de preparo:
30 min + o tempo de geladeira
Rendimento:
8 porções
Pudim de clara com calda de acerola
Ingredientes:
5 claras
5 colheres (sopa) de adoçante em pó para culinária
2 colheres (sopa) de margarina light
calda
1 xícara (chá) de suco concentrado de acerola
1/2 xícara (chá) de adoçante em pó para culinária
Modo de Preparo:
Ligue o forno à temperatura baixa. Bata as claras na batedeira por 4 minutos, ou até obter picos firmes. Sem parar de bater, junte, aos poucos, o adoçante e continue a bater até obter um merengue brilhante e firme. Com a margarina, unte 4 fôrmas com furo no meio, com capacidade para 300 ml cada uma. Distribua o merengue, apertando delicadamente com o dorso de uma colher, para saírem as bolhas de ar. Leve ao forno por 17 minutos, ou até o pudim crescer e ficar levemente dourado. Retire do forno e desenforme o pudim ainda quente. Calda: misture numa panela o suco de acerola e o adoçante. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, até obter uma calda um pouco encorpada. Retire do fogo, espere a calda amornar e leve para gelar. No momento de servir, disponha os pudins em pratos e sirva com a calda de acerola.

Fonte: Revista Água na Boca
Categoria:
Sobremesas: Doces
Esta receita:
é light
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Frio
Dificuldade:
Fácil
Tempo de preparo:
20 min + o tempo de forno
Rendimento:
4 unidades
Calorias:
78 por unidade

0 comentários: