terça-feira, 20 de julho de 2021

Condução e Podas na Pitaya

 

Condução da planta

Após o estabelecimento da muda, se da o surgimento de brotações laterais denominadas cladódios (caule modificado adaptado à realização de fotossíntese, característico das plantas xerófitas).

O indicado é que estes brotos vegetativos laterias (ramos ladrões) sejam removidos através de podas, principalmente pela poda de formação. Com o auxílio de uma tesoura de poda realiza-se a eliminação dos brotos, deixando apenas um ou dois, que serão conduzidos até a parte suerior do mourão.

Quando a planta alcançar a parte superior do suporte do mourão, deve-se deixar todos os cladódios crescerem e desenvolverem, pois estes originarão os cladódios produtivos.

A necessidade de se produzir frutas de qualidade é um objetivo sempre buscado pelo produtor, pois está diretamente relacionada a  rentabilidade do pomar. A poda está entre os fatores que contribuem de forma significativa para a colheita uniforme, além de propiciar melhor qualidade às frutas.

Considera-se que a poda é o conjunto de cortes feitos numa planta, com o objetivo de regularizar a produção, aumentar e melhorar a qualidade das frutas. Além disso, essa técnica auxilia na manutenção da forma da planta de acordo com os propósitos econômicos de sua exploração.

Em fruticultura, observa-se que em plantas já produzindo, é comum encontrar um excesso de sombreamento interno de sua copa, além de ramos indesejáveis. Após alguns anos, na maioria das frutiferas é frequente o declenio da produção de frutos em alguns ramos. Isso ocorre devido ao secamento de galhos, seja por doenças ou pragas.

Para o sucesso na poda é necessário ter conhecimento do hábito de vegetação e frutificação das plantas. Dessa forma, pode-se fazer o uso correto e o tipo de poda apropriada. No caso específico da pitaia, a poda ainda está sendo estudada com mais ênfase, mas é possível se fazer uma recomendação com base nos trabalhos já conclui­dos.

É recomendada a condução das mudasde pitaia em haste única, o que contribui para o seu rápido desenvolvimento

(MARQUES, 2008). Essa forma de condução pode ser feita eliminando-se as brotações laterais por meio de podas,

deixando-se apenas as brotações mais bem localizadas no sentido vertical. Esses ramos podados podem ser utilizados para propagação de novas mudas.

Após atingirem a altura para abertura da copa, previamente definido de acordo com o tutoramento e a condução, deve-se favorecer o surgimento das brotações laterais, as quais originarão os frutos, pelo arqueamento dos ramos.

Objetivo definido

A poda de frutificação ou produção da pitaia tem os seguintes objetivos:

-Otimizar o vigor das plantas com o intuito de produzir frutos em maior quantidade e qualidade;

-Favorecer o manejo das plantas pelo porte adequado;

-Eliminar (cortar) ramos desnecessários, inconvenientes, doentes, praguejados e secos;

-Disponibilizar ramos (cladódios) adequados para a produção de mudas destinadas a novos plantios.


Benefícios da poda

-Facilita o manuseio da planta;

-Reduz o sombreamento;

-Melhoria na qualidade das frutas;

-Melhoria do arejamento da planta;

-Manutenção de uma arquitetura adequada a cada espécie;

-Eliminação de partes indesejáveis da planta;

-Propicia rejuvenescimento da planta;

-Minimiza o surgimento de pragas e doenças.

Quando podar

Recomenda-se que a poda seja feita no período de repouso vegetativo, coincidindo com o período frio do ano. No início do desenvolvimento das plantas no campo, recomenda-se que sejam feitas desbrotas dos ramos novos, para que a planta cresça verticalmente até atingir o topo do moirão, ou qualquer outro suporte.

O objetivo é deixar somente o ramo principal, para que a planta disponibilize suas reservas somente para o ramo principal. Posteriormente à primeira produção de frutos, torna-se necessário podar aqueles cladódios que já produziram grande número de frutos, pois sua produtividade será baixa nas próximas safras.

Vale ressaltar que essa última técnica deve ser realizada com cautela para que não sejam retirados cladódios com potencial de produção. Por último, recomenda-se podar os ramos que brotam no sentido vertical, pois os mesmos não produzem satisfatoriamente.

As podas regularizam a produção, aumentam e melhoram a qualidade das frutas 

Tipos de podas

Dentre as diversas práticas agronômicas presentes no cultivo da pitaia, a poda é uma das mais importantes, sendo comumente realizadas as podas de formação, de produção e de limpeza.

Poda de formação

Esta poda visa moldar e definir a arquitetura da planta, além de eliminar brotações improdutivas, sendo sua principal função a promoção de um ambiente favorável para o desenvolvimento e adaptação do ramo principal ao sistema de apoio, proporcionando assim uma maior área efetiva de exposição à luz solar.

Seis meses após o transplante da muda para o campo, deve-se selecionar o número de cladódios desejados para formar a estrutura da planta, e amarra-los ao suporte para direcionar o seu crescimento. Ao atingir o suporte do mourão, os cladódios emitidos acima do mesmo devem ser mantidos, já que serão os brotos produtivos. Os cladódios que forem emitidos lateralmente abaixo do suporte do mourão e rentes ao solo, devem ser eliminados, pois estes são poucos produtivos e acabam atrapalhando o crescimento e o desenvolvimento da planta e dos frutos.

É importante que todas as ferramentas utilizadas para a eliminação dos cladódios sejam esterilizadas, a fim de minimizar o risco de contaminação da planta a cada corte.

Poda de produção

A poda de produção também conhecida como poda de desbaste, consiste na eliminação dos cladódios improdutivos encontrados na planta. Este tipo de poda visa concentrar a produção em menos cladódios, obtendo frutos de maior tamanho e melhor qualidade.

Deve ser realizada após o primeiro ano de estabelecimento da cultura, uma vez que a estabilização da produção se dá a partir deste ano, devido ao maior vigor e elevada taxa de crescimento da planta.

As ferramentas utilizadas durante o processo da poda também, devem ser esterilizadas, a fim de reduzir possíveis infecções da planta.

Poda de limpeza

A poda de limpeza é realizada com a finalidade de remoção das partes da planta afetadas por algum tipo de agente patogênico ou inseto, e/ou as partes da planta que não se desenvolveram ou se encontram secas.

As partes afetadas da planta devem ser removidas e enterradas à uma profundidade mínima de 30 cm, reduzindo a possibilidade de sobrevivência a disseminação do inóculo do patógeno ou inseto.

Nesta poda, salinta-se ainda mias a importancia da desinfecção das ferramentas utilizadas a cada corte realizado na planta, pois o risco de contaminação entre as plantas é mais elevado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário