segunda-feira, 20 de junho de 2016

Apiranga (Mouriri apiranga)



A planta é uma árvore mediana ou arbusto, com até 10 m de altura, com folhas opostas, elípticas ou ovaladas, com 8 a 16 cm de comprimento, ápice acuminado e base aguda, obtusa ou arredondada, com nervuras laterais pouco visíveis. 

As flores têm ovário ínfero e pétalas rosadas, ou esbranquiçadas, ou púrpuras, as quais estão em pequenos fascículos axilares. 

Ocorre em áreas alagadas, do sudeste da Amazônia até o Mato Grosso. A polpa, de sabor doce e agradável, é consumida ao natural.

O fruto é uma baga arredondada, com cerca de 1,5 a 2 cm de diâmetro, vermelha quando madura e com 1 a 3 sementes por fruto, de cor marrom. A planta é uma árvore mediana ou arbusto, com até 10 m de altura, com folhas opostas, elípticas ou ovaladas, com 8 a 16 cm de comprimento, ápice acuminado e base aguda, obtusa ou arredondada, com nervuras laterais pouco visíveis. As flores têm ovário ínfero e pétalas rosadas, ou esbranquiçadas, ou púrpuras, as quais estão em pequenos fascículos axilares. 


Apiranga é o nome popular de uma árvore classifica-da na família das Melastomátaceas e também na das Me meciláceas ( opiniões divergentes). É uma árvore de pequeno porte que ocorre na região amazônica, especialmente no estado do Pará, habitando margens de rios e
campos alagados. Produz flores com 5 pétalas, de coloração rosada. Seu fruto é uma baga, globosa, pequena ,de coloração avermelhada, quando maduro, comestível,de sabor adocicado, porém adstringente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário