quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Planejamento do pomar e Condições de cultivo do Abacaxi Orgânico

  

Planejamento do pomar 

Como em toda atividade produtiva, a implementação de um sistema orgânico de produção requer a elaboração de um plano de trabalho especificando todos os aspectos relevantes para as atividades, incluindo estratégias de manejo. Na elaboração desse plano, é preciso ter em mente que a produção orgânica deve ser encarada como uma atividade holística em consonância com o ecossistema e com os aspectos sociais, assim como comprometida com a sustentabilidade do sistema. Nesse sentido, a estratégia de produção deve contemplar ações que possibilitem a menor utilização possível de insumos externos à propriedade, o aumento do teor de matéria orgânica e da atividade microbiana no solo, entre outros, com reflexos positivos na dinâmica e na Sustentabilidade ambiental do solo.

A elaboração de um plano de gestão ambiental da propriedade auxilia, sobremaneira, a preservação do meio ambiente, contribuindo significativamente para a sustentabilidade da produção.

É também importante destacar a necessidade da manutenção de registros e de sua identificação, detalhados e atualizados, das práticas de manejo e insumos utilizados.

Pode-se resumir o planejamento nas seguintes etapas:

• levantamento de potenciais mercados para abacaxi orgânico a serem atendidos;

• definição de variedade, sistema de produção e época de plantio;

• escolha da área de plantio;

• análises física e química do solo;

• definição de práticas de conservação e manejo do solo em consonância com os preceitos da agricultura orgânica;

• manutenção e melhoria dos atributos das características físicos, químicos e biológicos do solo;

• identificação de plantas espontâneas na área a ser cultivada, de pragas e doenças da cultura do abacaxi presentes na propriedade ou em lavouras próximas;

• aquisição/seleção de mudas de qualidade fitossanitária;

• definição de sistema de irrigação para área de cultivo;

• monitoramento e controle de pragas e doenças e monitoramento de inimigos naturais presentes na área;

• número de adubações de cobertura e data de aplicação do fertilizante orgânico;

• definição de data para indução floral e colheita dos frutos de abacaxi;

• acondicionamento dos frutos em caixas adequadas para redução de perdas durante o transporte.


Condições de cultivo 

Quanto à localização do plantio, é imperativo atentar para o fato de que o abacaxizeiro é uma planta que apresenta bom desenvolvimento numa faixa de temperatura entre 20 ºC e 32 ºC,ótimo em torno de 25 ºC e uma variação de 10 ºC.

Outro aspecto importante diz respeito à precipitação pluvial. Embora o abacaxizeiro apresente tolerância à seca, precipitação de 1.000 a 1.200 mm por ano, é considerada necessária paraseu desenvolvimento e produção comercial. A luminosidade e a umidade relativa são outras variáveis climáticas importantes para a cultura do abacaxizeiro, que requer de 7 a 8 horas de luzpor dia, e umidade relativa de 70%, ou superior, para seu desenvolvimento e produção.

A despeito de sua importância para a abacaxicultura, as variáveis climáticas não devem ser consideradas de forma isolada e sim como um todo para que a cultura possa expressar seu potencial produtivo.

Autores deste tópico:Aristoteles Pires de Matos  

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário