sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Cultura do Ackee




Akee é uma fruta favorita nas Caraíbas, mas é  nativa da África onde muitas vezes é comidos crus, cozidos em uma sopa ou fritos em óleo. Capitão Bligh , em seu transporte de escravos para a colonias Inglesas ,utilizava desta fruta com alimento , importadas da Guiné, para alimentar os escravos nas Índias Ocidentais. (Ilustração por Nicholson e BE publicado em O Livro dos Alimentos Vegetais Oxford)


 O Genus Blighia, que consiste de cerca de quatro espécies de arbustos e árvores tropicais foi batizada em sua homenagem.   Bligh introduziu esta insólita arvore frutifera para a Jamaica a partir de África, em 1793. Embora a história oral diz que as sementes foram transportadas para as Índias Ocidentais por escravos desesperado para agarrar um prato favorito de casa.







Akee é muitas vezes descrito como uma aparência de pêssego e sabor de ovos. Apenas a parte carnosa em torno das sementes é comestível. O resto dos frutos e sementes são venenosas. Os frutos são colhidos somente depois de ter aberto naturalmente. Veja aqui a descrição de Linda Wolfe, autor de A Cozinha das Ilhas do Caribe (Time-Life, em Alexandria, VA, 1970) ""Este é o akee, que um amigo meu olhando uma vez descreveu como" um gosto um pos-refeição. sua polpa amarela assemelha um prato cheio de ovos mexidos, que  adornam  suas sementes,parecidas com azeitonas pretas brilhantes e sua pele uma mosqueados vermelhos envidraçada ; sua textura é suave e seu sabor suave. "
"Akee, arroz, peixe sal são bons, "vai um verso na canção" Jamaica Farewell ", só tem Jamaica akee sal e peixe, o que irá dizer como qualquer jamaicano você, é um dos melhores pratos em qualquer país do Caribe. O bacalhau está embebido numa noite de reduzir as suas saltiness; então é cozido e desfiado. Um molho de alho frito levemente na manteiga, cebola, pimentão doce ou quente e pedaços de bacon e a suavidade do akee. Mas, teimosamente, o peixe salgado com o akee, é uma combinação  tão feliz que parece um par ideal casado, capaz de acomodar a qualquer curso que se segue. "

Akee e bacalhau salgado é o prato nacional da Jamaica. O bacalhau é frito levemente na manteiga com akee e o porto de gordura, cebolas, pimentões, tomates e ervas são acrescentadas.



Nome científico: Blighia sapida Koenig

Família: Sapindaceae

Origem e dispersão: Origem do Oeste africano, costa da Guiné e em clima tropical.

Clima e solo: Esta planta foi introduzida nos trópicos, inclusive os americanos, onde se adaptou bem.

Propagação: Usualmente, é propagada por sementes, mas poderia ser também via vegetativa; neste caso, inicia a produção aos 4 anos.

Utilização: O interessante desta fruta é que é tóxica, principalmente quando imatura. Só o arilo, porção esbranquiçada na base da semente, pode ser consumido ao natural e também cozido quando o fruto está maduro, isto é, quando se abre. A parte comestível é oleosa e tem sabor de noz. As sementes não são comestíveis.

 O Ackee (Blighia sapida) é uma fruta da família Sapindaceae, com origem na África Ocidental, Costa da Guiné. É uma planta típica de clima tropical. Forma de cultivo  Foi introduzida nos trópicos onde se adaptou bem e há um consumo considerável apesar das características da fruta.  Normalmente é propagada por sementes, mas pode ser também via vegetativa; neste caso, inicia a sua produção aos 4 anos. Utilização : O interessante desta fruta é que é tóxica, principalmente quando imatura ou verde; só o arilo, porção esbranquiçada na base da semente, pode ser consumido ao natural e também cozido quando o fruto está maduro, isto é, quando se abre. A parte comestível é oleosa e tem sabor de noz. As sementes não são comestíveis.  Por esse motivo tem de se tomar muito cuidado no seu consumo, sendo aconselhável cozinhar a parte branca da fruta.  É usada na culinária exótica para bons doces e bolos, pois serve como substituto das nozes em certas ocasiões.

O nome científico homenageia capitão William Bligh , que tomou o fruto da Jamaica para o Royal Botanic Gardens de Kew , Inglaterra, em 1793, e introduziu-o para a ciência. O nome comum é derivado do Oeste Africano Akye fufo. termo ackee se originou a partir da linguagem Akan . 
A fruta foi importada para a Jamaica a partir de África Ocidental (provavelmente em um navio negreiro ) antes de 1778. Desde então, tornou-se uma das principais características das várias cozinhas do Caribe, e é também cultivada em áreas tropicais e subtropicais no resto do mundo.
Embora nativa da África Ocidental, o uso de ackee em alimentos é especialmente proeminente na culinária jamaicana . Ackee é a fruta nacional da Jamaica , e ackee e o pescado é o prato nacional (Ackee and Saltfish) . Ackee e Bacalhau é classificado como número 2 do mundo em pesquisa da National Geographic de pratos nacionais ao redor do mundo. Recentemente, vinho ackee foi introduzido na Jamaica e que ele resultou em uma maioria dos jamaicanos curiosos e aventureiros que gravitam para o produto recém-lançado, ainda não apelou para os outros.  Ackee foi apresentado a Jamaica e, posteriormente, para Haiti , Cuba , Barbados e outros países. Mais tarde, foi introduzida a Flórida , no Estados Unidos .  Vagens do Ackee são permitidos para amadurecer e abrir naturalmente na árvore antes de escolher. Antes de cozinhar, os arilos do ackee são limpos e lavados. Os arilos são, então, fervidos durante cerca de 60 minutos e a água eliminada.  As secas sementes , frutas, cascas e folhas são utilizadas medicinalmente.  Toxicidade: Molécula hypoglycin . As porções não amadurecidas ou intragáveis da fruta contêm as toxinas hypoglycin A e B hypoglycin . Hypoglycin A é encontrada em ambas as sementes e os arilos, enquanto hypoglycin B é encontrado somente nas sementes.O hypoglycin é convertido no corpo para methylenecyclopropyl ácido acético (MCPA). Hypoglycin e MCPA são ambos tóxicos. MCPA inibe várias enzimas envolvidas na degradação de acil CoA compostos. Hypoglycin liga irreversivelmente a coenzima A , carnitina e carnitina acyltransferases I e II , reduzindo a sua biodisponibilidade e consequentemente inibir beta-oxidação de ácidos gordos . Beta oxidação proporciona normalmente o corpo com ATP , NADH e acetil-CoA , que é utilizado para completar a energia produzida pela glicólise. Lojas de glicose são consequentemente empobrecidas levando à hipoglicemia .  Clinicamente, esta condição é chamada de doença do vômito da Jamaica . Efeitos adversos, somente quando o fruto imaturo é consumido. Importância econômica:  O fruto ackee é enlatado e é um dos principais produtos de exportação da Jamaica. Em 2005, a indústria do ackee da Jamaica foi avaliada em US $ 400 milhões. A importação de ackee enlatada para os EUA às vezes tem sido restringido devido ao imaturo ackee arilli sendo incluído. No entanto, atualmente é permitido, desde que a quantidade de hypoglycin presente atenda os padrões do Food and Drug Administration . Em 2005, os primeiros embarques comerciais de ackee enlatados de Haiti foram aprovados pelo FDA dos Estados Unidos para a transferência para o mercado dos EUA.  A fábrica de conservas em Port-au-Prince , Haiti , é fornecido com frutas em três pomares comerciais na periferia da cidade...
 Ackee e peixe salgado é um tradicional jamaicano prato, conhecida como a Jamaica prato nacional . Ele se espalhou para outros países com a diáspora jamaicana . Para preparar o prato, bacalhau (peixe salgado pode precisar de ser fervida para baixo e deve ser livre de mofo 'rosa') é refogado com cozido ackee , cebola, pimentões Scotch Bonnet  (opcional), tomates e especiarias, como pimenta preta e pimentão . Ele pode ser enfeitada com bacon crocante e tomate fresco, e é geralmente servido como almoço ou jantar ao lado de fruta-pão , massa de pão duro , bolinhos , banana frita, cozida ou bananas verdes .  Ackee e peixe salgado também pode ser comido com arroz e ervilhas ou arroz branco. Quando ackee e sal é combinado com arroz branco é muitas vezes chamado de arroz temperado que é uma deliciosa refeição pot que é comido geralmente às sextas-feiras como uma refeição de baixo custo para o jantar.  No Reino Unido, o Canadá e os Estados Unidos ", ackee e o pescado" é comido amplamente , embora a ackee enlatada é mais frequentemente usada de novo em alguns países estrangeiros. No entanto, pessoas de países onde a fruta é nativa preferem comer ackee fresco ao contrário do Ackee de uma lata. Ackee fresco, se preparado de forma inadequada, pode ser perigoso.  Este prato é comido geralmente aos domingos, na Jamaica, mas pode ser consumido em qualquer dia da semana...
No reggae,a fruta e o prato foram homenageados por alguns artistas jamaicanos como em ´´Ackee and Saltfish Dub ´´(Peter Chemist) ,´´Ackee And Bammy´´ (Yabby You) e  ´´Ackee And Saltfish Dub´´ (King Tubby e Jah Thomas).... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário