sábado, 20 de março de 2021

Pragas da Goiabeira


 

Controle de Pragas

Durante o seu desenvolvimento, a goiabeira é atacada por diversos insetos, que provocam diferentes tipos de danos.

No Brasil, já foram registrados mais de cem espécies de insetos que atacam goiabeiras (MARICONE; SOUBIHE SOBRINHO, 1961). Entre eles, há pragas-chave, secundárias e ocasionais ou esporádicas.

A classificação das pragas, como pragachave ou secundária, pode variar conforme a região. Como praga-chave ou principal, considera-se aquela que, com frequência, provoca danos econômicos, exigindo, por isso, medidas de controle. Praga secundária é aquela que, embora cause danos à cultura, raramente provoca prejuízos econômicos.

Já as esporádicas ou ocasionais são aquelas que causam danos apenas em áreas localizadas ou em determinado período.

Para o estabelecimento de um controle efetivo no campo, a identificação do inseto agressor e o conhecimento dos seus danos e sintomas são fundamentais. Entre as pragas que causam danos econômicos na goiabeira,se destacam:


Psilídio (Triozoida limbata)

Os psilídeos são insetos sugadores de seiva, medindo, quando adultos, aproximadamente 2,0 mm de comprimento (Figura 9). O macho possui coloração esverdeada, e a face dorsal do tórax e do abdome é de coloração preta; a fêmea é verde-amarelada.

As formas jovens têm formato achatado, com coloração rósea, e são recobertas por secreção de cera esbranquiçada, de aspecto floculoso. Por conta das toxinas injetadas por esse inseto durante a alimentação, as folhas atacadas apresentam enrolamento dos bordos, tornando-se deformadas (Figura 10), e desenvolvem, posteriormente, uma coloração amarelada ou avermelhada, ganhando um aspecto necrosado (BARBOSA et al., 2001a; PEREIRA; BORTOLI, 1998).

Figura 9. Adulto do psilídeo da goiabeira.

Figura 10. Danos causados pelo psilídeo da goiabeira.


O controle deverá ser iniciado quando se constatarem, em média, 30% ou mais de brotações ou folhas novas danificadas pelo psilídeo (BARBOSA et al., 2001b, 2003). Existe apenas um produto registrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para essa praga da goiabeira (Tabela 2).


Mosca-das-frutas

As moscas-das-frutas fazem parte de um grupo de pragas responsáveis por grandes prejuízos econômicos na cultura da goiabeira. Cientes disso, os países importadores impõem barreiras à entrada de frutas provenientes de regiões onde ocorre essa praga. As espécies Anastrepha fraterculus,  . sororcula e A. obliqua são as mais comuns (ZUCCHI, 1988) (Figura 11), embora Ceratitis capitata (Figura 12) também possa atacar o fruto. Os ovos das moscas-das-frutas são introduzidos abaixo da casca do fruto, de preferência ainda imaturos. No local onde são depositados, pode ocorrer contaminação por fungos ou bactérias, tornando os frutos impróprios tanto para consumo in natura quanto para a industrialização. Os frutos atacados amadurecem prematuramente e passam por um processo de podridão generalizada (BARBOSA et al., 2001a).

Figura 11. Adulto da mosca-das-frutas Anastrepha sp.

Figura 12. Adultos da mosca-das-frutas


Ceratitis capitata.

O monitoramento da população de moscas no campo pela utilização de armadilhas permite conhecer as espécies presentes, suas abundância e distribuição, permitindo, assim, a programação do controle. Há dois tipos de armadilhas: a) armadilhas de plástico, do tipo caça-moscas, que capturam adultos de Anastrepha spp. e C. capitata, por meio de atrativos alimentares, como melaço, suco de frutas e proteína hidrolisada, diluídos em água; e b) armadilhas tipo Jackson, que usam o paraferomônio Trimedilure para atrair machos de C. capitata.

As recomendações de controle das moscas-das-frutas abrangem desde a proteção do fruto, pelo ensacamento, até a aplicação de inseticidas na forma de iscas ou em pulverizações (Tabela 2). A coleta e a destruição dos frutos amadurecidos no pomar ou caídos no chão são importantes medidas de controle. A necessidade de alternativas substitutivas dos métodos químicos convencionais, aliada à crescente cobrança da sociedade por métodos menos agressivos ao homem e ao meio ambiente, têm estimulado a busca por novos métodos, como o controle biológico utilizando o parasitoide Diachasmimorpha longicaudata e a técnica do inseto estéril (PARANHOS; BARBOSA, 2005).


Gorgulho-da-goiaba (Conotrachelus psidii)

O adulto é um besouro com aproximadamente 6 mm de comprimento, de coloração pardo-escura, enquanto a larva é branca, de cabeça negra (Figura 13), apresenta corpo enrugado transversalmente, medindo, quando completamente desenvolvida, 12 mm de comprimento. Suas larvas não se confundem com as das moscas-das-frutas, que são menores, vermiformes e afiladas na porção anterior do corpo. Depois da eclosão, as larvas penetram no fruto, alimentando-se das sementes e da polpa. Além dos danos diretos provocados pelas larvas, os frutos atacados (Figura 14) apresentam depressões, amadurecem precocemente e caem em abundância.

No fruto maduro, a larva-do-gorgulho só se alimenta das sementes, deixando, como vestígio, uma podridão seca.

Figura 13. Larva do gorgulho-da-goiaba em fruto.

Figura 14. Danos causados aos frutos pelo gorgulho-dagoiaba.


A partir do início da floração, o pomar deve ser inspecionado semanalmente, para verificação da existência de botões florais ou frutos danificados. Recomenda-se o monitoramento de 2% das plantas do talhão, ou, no mínimo, de 20 plantas, observando-se um fruto em cada quadrante, no terço médio da copa. Ao se encontrar um fruto atacado, examinar pelo menos mais 20 frutos da mesma planta. Se houver outros frutos dos, proceder ao monitoramento das quatro plantas vizinhas. Havendo frutos atacados em pelo menos uma das plantas vizinhas, o conjunto será considerado infestado.

Quando 20% das plantas observadas apresentarem frutos com sintomas do ataque, o controle deverá ser iniciado (KAVATI, 2004)


Besouro-da-goiabeira (Costalimaita ferruginea vulgata)

O inseto adulto é muito ágil, tem forma quase elíptica, e 5 mm a 6,5 mm de comprimento. O sinal característico da sua presença é a ocorrência de folhas rendilhadas.

O período de maior ataque é quando a goiabeira inicia a emissão das brotações.

Recomenda-se monitorar, semanalmente, 2% das plantas do talhão, ou, no mínimo, 20 plantas por talhão, de preferência nas bordaduras. Se constatada a presença do inseto e/ou de seus danos em 20% ou mais das plantas amostradas, o controle deverá ser iniciado (BARBOSA et al., 2001a; KAVATI, 2004) (Tabela 2).


Outras pragas

Além das pragas já descritas, há outras que podem causar alguns danos a goiabeiras, como: pulgões, lagartas, percevejos e cochonilhas. Contudo, normalmente elas são mantidas em baixas populações quando o controle das pragas mais importantes é realizado. No caso da região Semiárida, eventualmente poderá ocorrer o ataque do mané-magro ou bicho-pau (Stirphra robusta), que causa grande desfolha em plantas atacadas.

Há carência de produtos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o controle das pragas da goiabeira, e maioria dos inseticidas registrados são muito tóxicos (Tabela 2).

Esse problema é comum a todas as culturas consideradas pouco rentáveis para a indústria de defensivos agrícolas. É preciso, então, encontrar soluções para a questão, e principalmente meios de disponibilizar, no mercado, produtos eficientes de controle das pragas e que, ao mesmo tempo, apresentem baixa toxicidade ao ambiente, ao homem e aos inimigos naturais.

O Projeto de Produção Integrada da Goiaba (PIF-Goiaba) vem aperfeiçoando técnicas de manejo integrado de pragas, e com tão bons resultados que já conseguiu reduzir em aproximadamente 40% o número de aplicações de defensivos por ciclo da cultura.

Além disso, trabalhos de avaliação de inseticidas quanto à eficiência e à seletividade vêm sendo realizados na Embrapa Semiárido e pela equipe da PI-Goiaba (BARBOSA et al., 2001b, 2003; KAVATI, 2004).




Nenhum comentário:

Postar um comentário