sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Cultivo do Amapá-Doce


Amapá-doceMacoubea guianensisAubl., Apocynaceae
Sin. ou equiv. Pequiá, macaubé.
Fruto esférico, ou globoso, com oito a doze cm de diâmetro, com pedúnculo longo, epicarpo duro, escuro, fibroso, com numerosas sementes oblongas, de 2 cm, com polpa esbranquiçada, mucilaginosa. A planta mede 20 m de altura, o tronco é liso, reto e chega a 80 cm de diâmetro, exsuda látex por incisão. As folhas são opostas, simples, inteiras, com pecíolos de 2 a 3 cm, com limbo elíptico, ou um pouco ovalado, com 10 a 30 cm, glabro. As inflorescências são terminais em panículas corimbiformes com flores hermafroditas, com cheiro, cálice pubescente e corola com tubo e glabra externamente. Originada nas Guianas e norte do Brasil, até o Estado da Bahia, adapta-se ao clima tropical. Há outras duas espécies com o mesmo nome comum. A polpa do fruto bem maduro é doce, podendo ser comestível ao natural, mas contém látex, que deve ser removido antes.

 amapá-doce (Hancornia amapa) é uma árvore da família das apocináceas, nativa da região Amazônica. Dá frutos roxo-escuros comestíveis e fornece madeira branca, cuja casca exsuda látex branco - conhecido como leite de amapá - que tem várias aplicações medicinais, sendo muito utilizado na medicina popular na região. O leite de amapá ainda se restringe ao uso doméstico e está relacionado com a cura de doenças respiratórias, gastriteanemia e problemas musculares. É extraído principalmente com terçado e machado, através de vários cortes no tronco. O seu manejo inadequado frequentemente provoca grandes cicatrizações e, mesmo, corte das copas.



AMAPÁ: PLANTAS QUE CURAM

Essa árvore nativa da região amazônica é rica em latex, que em doses homepáticas pode ser usado em gastrites e problemas respiratórios.
Descrição : Planta da família das Moraceae, também conhecida como amapá-da-várzea, leiteira.
Dá frutos roxo-escuros comestíveis e fornece madeira branca, cuja casca exsuda látex branco, conhecido como leite de amapá
Parte utilizada: Látex, extraído principalmente com terçado e machado, através de vários cortes no tronco, e o manejo inadequado frequentemente provoca com grandes cicatrizações e mesmo corte das copas.



Origem : Região amazônica.
Propriedades medicinais: Reconstituinte, tônico.
Indicações : O leite de amapá ainda se restringe ao uso doméstico e está relacionado com a cura de doenças respiratórias, gastrite, anemia e problemas musculares.
Modo de usar: Em doses homeopáticas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário