segunda-feira, 24 de agosto de 2015

CURIOSIDADES SOBRE O ABACATE


A A.B.P.A. é mais um grupo de sucesso acompanhado pelo SAI. O Agente de Desenvolvimento Silvio Pelegrini informa que para este ano de 2008 a perspectiva de colheita do abacate é 50% maior referente à safra anterior, de 150 toneladas. Em 2006, já foram certificados 5 produtores, recebendo o selo de EurepGap. Mais 03 propriedades estão sendo preparadas para entrarem no processo de certificação, sendo que os custos correrão por conta da empresa Jaguacy Brasil do município de Bauru, que é a parceira da Associação na comercialização do produto, tanto no mercado interno, como no externo.
A demanda de países como o Canadá traz uma outra necessidade de certificação de produção para este mercado. A partir de abril de 2008, a Associação iniciará processo de certificação que atenda às exigências canadenses. Há uma expectativa de que o SAI seja o parceiro para viabilizar essa etapa de certificação.
Outra ação importante da Associação é a produção própria de 25.000 mudas para o próximo ano agrícola. Este viveiro de mudas é de um dos participantes do grupo, tendo sua produção destinada para todos os associados, a um preço justo acordado entre o grupo, tendo uma redução no custo da muda pela metade.
Outro parceiro importante da Associação é a UNESP de Jaboticabal, que através do professor Antônio Baldo, ajuda os produtores no tratando de testes com porta-enxerto e técnicas de enxertia, espaçamento, qualidade de fruto, produtividade e outros.


REPRODUÇAO

As flores unissexuadas do abacateiro têm um comportamento típico da funcionalidade dos órgãos feminino e masculino, caracterizando uma dicogamia protogínica, isto é, o órgão feminino está sempre pronto para funcionar antes dos órgãos masculinos. Dependendo do período desse comportamento, convencionou-se classificar as variedades de abacateiro nos tipos A ou B. 

QUADRO – Dicogamia das flores do abacateiro


Portanto, para seguir a regra geral, o in-terplantio de variedades dos tipos A e B atende à necessidade de polinização cruzada, aumentando assim as possibilidades de fecundação e formação de frutos. Acrescente-se que as variedades citadas devem ter períodos coincidentes de floração. 

O início da produção (florescimento) pode ocorrer desde os três anos de idade, nas plantas enxertadas, até os oito anos, nas de pé-franco. A polinização e a fecundação são necessárias à produção de frutos pelo abacateiro. Pelo comportamento floral citado é fácil entender que a participação de insetos é essencial; dentre estes as abelhas são os mais importantes, com maior produção obtida para diversas variedades, ocorrido nos pomares onde abelhas e variedades interplantadas costumam conviver.





Nenhum comentário:

Postar um comentário