Abacate
O abacate é o fruto do abacateiro, uma árvore da família das laureáceas, que pode atingir até 20 metros de altura. Suas folhas são utilizadas no preparo de chá, bom para a digestão, para combater infecção de garganta e tosse.
São conhecidas mais de 500 espécies de abacate, das seguintes origens: a guatemalteca, a antilhana e a mexicana.
O período de safra é de fevereiro a agosto.
O abacate pode ser consumido sob a forma de salada, sopa e conserva. A parte comestível é a polpa verde-amarelada, de consistência mole, rica em proteínas, gordura, fósforo, açúcares e vitaminas. Como sua gordura é facilmente digerida pelo organismo, pode estar presente na dieta das pessoas que apresentam problemas digestivos.
Possui forma arredondada e pesa entre 500 a 1500 gr. A coloração da casca varia do verde ao vermelho-escuro. As duas principais espécies de abacate são Strong, cor verde e a Hass, cor roxa.
Fruto do abacateiro, o abacate tem forma semelhante a da pêra, casca áspera de cor verde ou violeta, polpa macia comestível e caroço grande e liso, sendo mais um dos alimentos que a América Central ofereceu ao mundo. O abacateiro é uma árvore originária da Guatemala, Antilhas e México, o que pode ser notado no próprio nome da fruta, pois abacate vem da palavra asteca awakatl, nome da planta na língua natural dos mexicanos. É muito cultivada por toda parte, tanto pelo fruto saboroso, de grande valor nutritivo, quanto pelas folhas com propriedades diuréticas, além de conter 20 a 25% de óleo usado em perfumaria.
O abacate tem alta taxa de gordura, sendo muito rico em calorias, o que torna contra-indicado para regimes de emagrecimento ou de manutenção de peso. No entanto, como sua gordura é fácil de assimilar pelo organismo, pode constar da dieta de quem tem problemas digestivos. Além disso, contém vitaminas A e do complexo B e alguns sais minerais como ferro, cálcio e fósforo.
Existem mais de quinhentas variedades de abacateiros, o que explica os muitos tipos de abacate, diferentes na forma, tamanho e cor. Entre os tipos mais conhecidos encontram-se o manteiga (em forma de pêra, com polpa macia e sem fibras), o guatemala (com forma de ovo e casca rugosa, maior que o manteiga) e o pescoço (parecido com o manteiga, mas um pouco mais alongado).
Os melhores abacates são os mais pesados e firmes, tem polpa macia e gordurosa, com sabor característico e delicado (antes de ficar maduro, ele tem polpa dura e esbranquiçada). Algumas vezes, tem manchas de cor marrom-clara na casca, mas esse é um defeito apenas superficial que não afeta a qualidade do fruto. Para saber se estão no ponto, é só fazer uma ligeira pressão com os dedos: os de casca fina cedem logo, os de casca mais grossa oferecem um pouco mais de resistência. Os abacates duros ou bem firmes, embora possam ter todas as características de boa qualidade, não estão prontos para o consumo imediato, devendo ser amadurecidos.
O abacate deve ser guardado em lugar fresco e arejado. Quando ainda verde, não convém colocá-lo na geladeira, pois o frio interrompe o processo de maturação. Depois de descascado, deve ser imediatamente consumido, porque, em contato com o ar, a polpa escurece. Para evitar o escurecimento imediato da polpa, passe um pouco de limão na superfície do fruto. Como o abacate maduro é muito sensível, amassando-se com muita facilidade, deve evitar-se que fiquem empilhados na fruteira ou no recipiente no qual são guardados.
Para cortar e limpar o abacate, lave-o bem sob água corrente e enxugue. Corte-o ao meio, no sentido do comprimento, torça delicadamente as duas metades para separá-los e, com a ponta de uma faca, retire o caroço. Dependendo do uso, corte-o em fatias e descasque.
No Brasil, o abacate é consumido ao natural com açúcar, como sobremesa. No entanto, em outros países é mais apreciado em saladas, bem temperado com vinagre, pimenta e maionese. Em pratos doces, o abacate combina muito bem com limão, leite, creme de leite e leite condensado, na preparação de sorvetes, cremes, musses e bebidas. Em pratos salgados, vai bem com camarão e lagosta, em saladas ou acompnahndo pratos fortes.
DICAS CULINÁRIAS:
para saber quanto comprar, calcule que 3 abacates são suficientes para fazer um creme para 6 pessoas. se o abacate ainda estiver verde, deixe-o enterrado em farinha de trigo que logo ficará maduro. para que o creme de abacate não escureça, depois de pronto coloque-o num prato fundo e ponha o caroço da fruta, sem lavar, bem no meio do prato e guarde na geladeira até o momento de servir. para pratos salgados, só use abacates bem maduros. Caso contrário, ficarão muito amargos, dando sabor desagradável. para que o abacate cortado não escureça, passe uma camada fina de manteiga na parte cortada. quando for usar só uma metade do abacate, deixe a outra metade com o caroço. Isto evita que se deteriore com rapidez. para conservar abacate maduro, envolva-o com um pano úmido e coloque na geladeira. Quando o pano secar, volte a umedecer. o abacate é indispensável numa boa vitamina. quando for comprar prefira os abacates grandes, com caroço preso, casca verde-clara e sem manchas. o creme de abacate feito com açúcar e um pouco de leite, fica melhor quando misturado com pedacinhos de amendoim torrado, salgado e sem casca. Também fica ótimo com castanha de cajú.
CURIOSIDADES:
algumas tribos da Amazônia usam os brotos do abacateiro para combater doenças dos pulmões. nas Antilhas o abacate é considerado um afrodisíaco. o abacate era antigamente chamado de "pêra-de-advogado". o frio é um dos principais inimigos do abacateiro
O abacate contém proteínas, ferro e minerais. A sua polpa é rica em vitaminas A, B 1, B 2, E, C, E. As calorias do abacate são benéficas, são gorduras monoinsaturadas(a mesma do azeite de Oliva), elas limpam as artérias e melhoram a saúde do coração, reduzem o mau colesterol e aumentam o bom. Apesar de rico em gordura vegetal, ele não ataca o fígado, eliminando a sensação de peso no estômago.
Benefícios:
– Reduz a taxa de colesterol e pressão sanguínea.
– Possui ação antioxidante.
– Age contra prisão de ventre e perturbações digestivas.
– Possui ação antiinflamatória.
– Auxilia na desintoxicação do fígado
– Evita fadiga mental.
– Ajuda na formação de ossos e dentes.
– Fornece energia aumentando a disposição.
– Diminui os riscos de problemas de visão e de envelhecimento da pele.
Uso do abacate para dar brilho e hidratar os cabelos:
– 1/2 abacate
– 1 colher de sopa de óleo de amêndoas
– 1 copo de iogurte natural
Bata todos os ingredientes no liquidificador, aplique o creme nos cabelos e envolva num papel alumínio. Deixe agir 20 minutos. Depois lave o cabelo normalmente.
– O abacate deve ser servido cru, pois eles se torna amargo quando cozido. É possível, acrescentá-lo à pratos quentes que já tenham sido cozidos, misturando-o com um molho de massa condimentado ou em fatias sobre um peito de frango grelhado.
– Pode ser consumido como salada, picado e misturado com alface crespa, ricota e tomate cereja, azeite de oliva ou iogurte.
– Vira sorvete, bastando para isso batê-lo no liquidificador com suco de limão, açúcar e leite e levá-lo ao congelador em forminhas.
– Misturado com leite, batido no liquidificador. Bata cerca de 3 colheres de abacate com leite desnatado e adoçante no liquidificador.
Uso do abacate como remédio:
– O caroço moído e queimado, e misturado ao leite, resolve problemas renais, desinterias e doenças do aparelho reprodutor feminino (corrimentos).
– Suas folhas, tomadas sob a forma de chá, são altamente digestivas, estimulantes e normalizam irregularidades, como a menstruação. O chá combate também infecções da garganta, elimina a rouquidão e a tosse. Mastigar as folhas de abacate frescas pode curar afecções da boca e da gengiva como estomatites e aftas.
– O óleo de abacate pode ser usado para hidratar as mãos, com as mesmas características do azeite de oliva. É muito útil no meio rural, pois pode ser usado como medicamento, e ainda para lubrificar os acessórios utilizados nos cavalos.
Use com moderação pois o abacate é muito calórico, ½ abacate por semana é o ideal, abacate batido com açúcar é extremamente calórico, uma taça tem 420 calorias.
meu nome é Bruna tenho 10 anos e estou fazendo uma pesquisa sobre abacates.este site foi esclarecedor!
ResponderExcluirAtenciosamente Bruna
falou bruninha.
ResponderExcluirbeijos querida