quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Colheita e pós-colheita da Jabuticaba

 

Colheita e pós-colheita 

A colheita se dá 1 a 1,5 mês após a florada, podendo ocorrer em diferentes épocas do ano, conforme a região de cultivo. Deve ser manual e cuidadosa, recomendando-se recipientes pequenos, e o seu transporte até o consumidor no mesmo dia da colheita. O rendimento da colheita é baixo e por isso o custo é elevado (Donadio, 2000). 

De acordo com estudos desenvolvidos por Duarte et al citados por Donadio (2000), não se recomenda armazenar os frutos maduros em bandejas plásticas a 85-90% de umidade. Isto permite a conservação e comercialização dos frutos por até dois dias à temperatura ambiente. Se acondicionado nessas condições à temperatura de 12 ºC, podem ser conservados por até 3 semanas. Relata-se ainda, que a temperatura de 6 ºC os frutos se queimaram. 

Mota (2002), estudou a influência do tratamento pós colheita com cálcio, e concluiu que não houve grande contribuição desse tratamento, na sua conservação. 

8 - Aspectos econômicos 

De acordo com Magalhães et al, citado por Mota (2002) o potencial econômico dessa fruta é grande, devido às suas características organolépticas para consumo "in natura", e a possibilidade de ser utilizada na fabricação de licores e geléias. Entretanto, por ser muito perecível, seu período de comercialização pós-colheita é curto, porque há uma rápida alteração da aparência, devido à intensa perda de água, ocorrendo deterioração e fermentação da polpa, dois a três dias após a colheita. 

Segundo Donadio (2000), a jabuticaba ainda é considerada uma fruta de pomares, mas a sua comercialização vem crescendo. Segundo o autor, em 1980, a CEAGESP comercializou em torno de 900.000Kg, e em 1998, este valor subiu para mais de 4.000.000Kg. De acordo com os dados pela CEAGESP, 95% da produção está concentrada nos meses de agosto a novembro, principalmente, setembro. 

9 - Processamento do fruto (receitas caseiras) 

Vários produtos podem ser obtidos a partir da jabuticaba. A seguir são relatadas algumas receitas obtidas em sites da internet. 

a) Torta de jabuticaba 

“Ingredientes: 

100 gramas biscoitos água 

1 colher de sopa de margarina derretida 

1 colher de café de canela em pó 

1 colher de sopa de adoçante em pó 

3 xícaras de jabuticaba 

2 xícaras de água 

½ xícara de adoçante em pó 

1 colher de chá de amido de milho 

1 ½ envelopes de gelatina em pó sem sabor 

3 claras em neve 

½ xícara de creme de leite light 

Modo de Preparar:

 Bater os biscoitos no processador até formar uma farofa. Colocar em uma panela com a margarina até começar a dourar. Retirar e adicionar o adoçante e a canela. Colocar no fundo de uma forma de abrir. Levar a jabuticaba com a água ao fogo e deixar cozinhar até que a casca arrebente. Deixar ficar morno e bater no liquidificador. Passar por um coador e torrar ao fogo com o adoçante, o amido. Deixar encorpar. Dissolver a gelatina em 4 colheres de sopa de água e em banho-maria. Reservar 1 xícara da geléia de jabuticaba. Misturar o restante, a gelatina, a clara batida em neve e o creme de leite. Colocar sobre a massa de torta e levar à geladeira. Quando firmar, retirar do aro e servir com a calda.” 


b) Geléia de Jabuticaba 

“Ingredientes: 

- 3 litros de jabuticaba 

- cerca de cinco copos americanos de açúcar cristal, de acordo com a quantidade de suco da fruta 

Modo de Preparar 

Lavar a jabuticaba. Espremer numa panela e levar ao fogo com a casca e o caroço. Assim que ferver, mexer e retirar do fogo. Deixar esfriar, passar na peneira de taquara, facilmente encontrada em mercados municipais. Tornar a coar o líquido no coador. Medir seis copos do suco e cinco copos americanos de açúcar. Levar ao fogo e deixar dar o ponto. Dica importante: deixar pingar a geléia em um copo com água. Quando a bolinha bater no fundo do copo e dissolver, já está no ponto. Aí é só colocar em um copo de vidro esterilizado. 

Tampar só depois que a geléia estiver fria”. 


c) Sorvete de Jabuticaba 

“Ingredientes: 

-1 litros de suco de jabuticaba 

-1 xícara e meia de açúcar cristal 

-1 xícara de leite em pó 

-1 colher de sopa de liga neutra 

-1 colher de sopa rasa de gordura hidrogenada 

Modo de preparar 

Lavar bem as jabuticabas. Depois espremer a fruta numa panela, deixando a casca e o caroço. Levar ao fogo. Assim que ferver, passar na peneira de taquara, facilmente encontrada em mercados municipais. Pode-se usar, também, a peneira de plástico. A de alumínio não serve. Coar num coador de pano e então o suco estará pronto. Em seguida colocar todos os ingredientes no liquidificador, menos a gordura hidrogenada. Bater por aproximadamente 20 minutos. Deixar no freezer de um dia para outro. No outro dia dividir a massa em duas partes, porque a batedeira caseira não comporta tudo de uma só vez. Bater cada parte com meia colher de gordura hidrogenada. A massa vai crescer e o sorvete estará pronto. Ponha em potes e leve à geladeira.” 


d) Licor 

Ingredientes: 

400g de jabuticaba 

200g de açúcar 

200cm3 de água 

200cm3 de álcool 95 G.L. 

Modo de preparar: 

Esmagar as jabuticabas, aproveitando toda a fruta. Deixar em infusão no álcool durante 24 horas. Coar em flanela. Fazer um xarope de água com açúcar e mistura-lo à infusão. Engarrafar e deixar envelhecer por 6 meses, depois filtrar. 


10 - Bonsai de jabuticabeira 

O autor recomenda a obtenção de mudas através da alporquia de um galho que já esteja produzindo. Neste caso, deve-se fazer o anelamento completo do tronco, e utilizar algum hormônio enraizante. A obtenção de mudas através de raízes também pode ser feita, todavia, neste caso, deve demorar a produzir frutos. Os brotos devem ser podados no segundo ou quarto par de folhas, quando estiver com seis ou oito pares de folhas desenvolvidas. Podas vigorosas podem ser feitas, preferencialmente na primavera. A raiz pivotante deve ser eliminada aos poucos para que se consiga o plantio em um vaso raso. As plantas devem ser transplantadas a cada dois anos, de preferência na primavera, fazendo-se uma poda moderada das raízes. 

Deve-se regar, de forma a manter o solo úmido de maneira uniforme. O autor recomenda adubação com fertilizante líquido a cada quinze dias, desde o início da primavera até o final do verão, e no outono e inverno, uma vez por mês. 

Em climas amenos, as plantas podem ficar próximas a uma janela bem iluminada. No caso de ambientes externos, deve ficar em local ensolarado ou de meia sombra no  período que vai da metade da primavera até o final do verão. A planta não suporta geadas fortes. 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário