quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

ARAÇÁ BOI


ARAÇÁ BOI



Nome Popular: Araçá-boi
Nome Científico: Eugenia stipitata Mc Vaugh.
Família Botânica: Myrtaceae

Características Gerais: O Araçá-boi é uma fruteira arbustiva nativa da Amazônia que está sendo introduzida na agricultura moderna. Estudou-se sua fenologia na Amazônia Central, latossolo amarelo, atiço textura média, durante os primeiros 15 meses de produção. Quando juvenil, floresce continuamente, durante o ano, com 4 períodos de alta produção; como muitas fruteiras, produz mais flores que frutos (somente 25% das flores produzem frutos que chegam à maturação). A taxa de autipolinização natural é reduzida, sugerindo que a espécie é alógama. Os polinizadores são as abelhas. O tempo entre floração e maturação dos frutos é de aproximadamente 34 dias.
 
ARAÇÁ PÊRA



ARAÇÁ PÊRA




Nome Popular: Araçá-pêra
Nome Científico: Psidium acutangulum DC
Família Botânica: Myrtaceae

Características Gerais: O araçá-pêra é uma fruteira encontrada em forma silvestre ou cultivada na Amazônia. Seus frutos, em geral ácidos, normalmente são consumidos na forma de refresco. Neste trabalho, são apresentados e discutidos dados referentes ao desenvolvimento e fenologia dessa espécie. Para tanto, foram utilizadas sete plantas, escolhidas ao acaso, que não haviam sido adubadas, e outras sete que receberam 25; 50 e 60 kg/ha de N. P2 O5 e K2O, respectivamente. Observou-se que, após três anos de estabelecimento da planta no campo, a mesma diminui sua taxa de crescimento, tendo a adubação exercido grande influência no seu desenvolvimento. A floração ocorreu praticamente durante o ano todo, com menores emissões florais nos meses de janeiro, fevereiro e março.
A frutificação concentrou-se no segundo semestre de cada ano, com maiores produções nos meses de outubro, novembro e dezembro. Os parâmetros vegetativos, a floração e a frutificação foram favorecidos pela adubação das plantas. As abelhas foram os insetos mais freqüentes durante a floração.

5 comentários:

analu disse...

Conheci esta fruta através da minha mãe.Estavamos em uma frutaria e ela disse araça!!!E me disse que fazia muitos anos que não via.Compramos.Experimentei e agora não pode faltar.Eu simplesmente amei....

carpen2 disse...

boa tarde Analu:
Eu tambem gosto,a diversidade de nossas frutas é enorme,pena que pouco valorizadas comercialmente,o araça e muito comun na região leste brasileira, mas o araçá boi amazonico é de um sabor incomparavel,seu sabor agridoce o faz fruta riquissima em vitamina c e a, acredito que pelas pesquisa já,já estará nas mesas brasileiras.
abraços querida e obrigado pela visita.

carlos pena

Anônimo disse...

OLA BOA TARDE!

JOSÉ DOS SANTOS

SOU TÉC.AGRICOLA ESTOU SABORIANDO UM SUCO DE ARAÇA BOI COLHIDO EM MEU QUINTAL E UMA DELICIA E MUITO SABOROSA MAS ETOU TENDO UM PEQUENO PROBLEMA NÃO ESTA SEGURANDO OS FRUTOS, APENAS UM PORCENTO SE VINGA JA FIZ PODAS APLIQUEI CALDA BORDALEZA E OUTROS PRODUTOS PARA COMBATER A ANTRACNOSE MAS POUCO RESOLVEU, APESAR DE TUDO OS QUE VINGAM SAEM BONITOS JA COLHI FURTO DE 480gr. A PESQUISA E AINDA POUCA SOBRE AS EXIGENCIAS DA PLANTA MAS ACREDITO QUE EM BREVE TEREMOS BONS TRABALHO. EU JA ESTOU VENDENDO POUPAS NO MERCADO LOCAL E TEM BOA ACEITAÇÃO SE TIVECE UMA PRODUÇÃO MAIOR AINDA NÃO SERIA SUFICIENTE PARA ATENDER OS PEDIDOS.

Maneco Neto disse...

Que sabor...que aroma. O Araçá é uma fruta tropical pouco conhecida e sua maior incidência está na Amazônia, cujo detalhe ninguém divulga. Aliás, a Amazônia serve apenas como quintal do Brasil e futuramente, dos norte-americanos. Quem viver verá! E tem amis nessa floresta: Cupuaçú, Açaí, Goiaba, Graviola, Taperebá, Piquiá, Jambo, Ginja, Acerola, Mangaba, Manga, Ingá, Bacaba, Côco, Sapotilha, Cacau, Jurubeba, Camapú, Abiu, Jaca, Banana, alkém de outras frutas trazidas da europa, ásia e etc. Isso aqui é o Pomar do Mundo além do Pulmão!

carpen2 disse...

É ISSO AÍ MANECO
ABRAÇOS