segunda-feira, 7 de junho de 2021

Clima para a Pitaya (Pitaia)

 

CARACTERÍSTICAS AGROECOLÓGICAS 

 Clima e intensidade luminosa 

O principal elemento para todos os processos biológicos e físicos é a radiação solar que ocorre na biosfera. As plantas utilizam desse recurso, a depender da intensidade, qualidade, direção de incidência, duração. Essa radiação exerce efeitos biológicos classificados como fotoenergéticos e fotoestimulantes (PASCALE & DAMARIO, 2004 apud CAVALCANTE, 2008). 

Podendo ser cultivada em níveis de até 1000 metros acima do nível do mar a pitaia, adapta-se melhor em temperaturas entre 18 a 26 graus centígrados. A pitaia também se desenvolve em climas mais secos, porém períodos de chuvas de 1200 a 1500 mm ao ano são ideais para o desenvolvimento da cultura. (PITAIA, [200-?]). 

Espontaneamente, a pitaia pode ser encontrada em diversos tipos de florestas tropicais da América em condições de sub-bosque – conjunto de vegetação de baixa estatura que cresce em nível abaixo do dossel florestal – o que leva a crer que quando cultivada comercialmente faz se necessária a instalação de um sistema de proteção contra a incidência direta dos raios solares sobre a planta (CAVALCANTE, 2008; SUB-BOSQUE, 2013). 

Mizrahi e Nerd (1999 apud CAVALCANTE, 2008) confirmam essa particularidade da pitaia, informando que planta que não pode ser cultivada sem proteção em função da intensidade de radiação. Observaram, ainda, que o dossel da pitaia sofre queimaduras e pode chegar à morte. Robles et al. (2000 apud CAVALCANTE, 2008) completam afirmando que, no México, somente a espécie Stenocereus sp. se encontram sob total exposição direta à luz solar produzem frutos, o que também é reportado para a Guatemala 

Raveh et al. (1996) afirmaram que para ótimo desenvolvimento, a pitaia deve ser plantada protegida, recebendo de 30 a 60% da luminosidade total dependendo das condições locais. Adicionalmente, para Mizrahi e Nerd (1999) os níveis de sombreamento a serem empregados (expressos em percentual do total de luz solar emitida) são dependentes das temperaturas locais e variam de 20% em áreas com verões moderadamente quentes a 60% em áreas sob elevadas temperaturas (CAVALCANTE, 2008). 

O crescimento e o desenvolvimento das plantas, bem como a produção dos frutos, está intimamente ligada à intensidade luminosa. Segundo Mizrahi e Nerd (1999 apud CAVALCANTE, 2008), não é recomendado o cultivo da pitaia em regiões com temperatura inferior a 4ºC ou superior à 38ºC. 

Temperatura

As plantas apresentam capacidade de adaptação às diferentes condições ambientais, podendo ser encontradas tanto em regiões quentes e úmidas, com temperatura entre 18 e 27ºC, como em regiões com clima seco, porém, não suportam temperaturas acima de 38º C, e abaixo de 4º C, sendo sensível à geada.

Apesar de ser facilmente adaptada a diversas regiões, seu desenvolvimento é melhor quando cultivadas em condições de temperaturas médias diurnas de 30ºC e noturnas de 20ºC.

Umidade

A umidade não é um fator limitante ao desenvolvimento da pitaia, já que a mesma apresenta capacidade de adaptação ao clima tropical, subtropical ou árido. No entanto a alta umidade favorece o desenvolvimento de doenças bacterianas e fúngicas tanto no caule como no fruto, o que pode dificultar o seu cultivo.

Precipitação

Não é uma cultura muito exigente em água, devido a rusticidade observada pela espécie. Necessitam de pluviosidade variando de 650 a 1500 mm por ano bem distribuídos, sendo uma opção viável de cultivo em regiões que apresentam déficit hídrico.

Luminosidade e Fotoperíodo

As pitaias são oriundas de habitats sombreados, exigindo certo nível de sombreamento para seu cultivo. Quando cultivadas em locais com grande intensidade luminosa as plantas apresentam amarelecimento dos cladódios, podendo chegar à morte.

É recomendado que estas sejam cultivadas sombreadas, em telas com variação entre 30 e 60% de sombra, de acordo com a espécie. Porém, é importante que o sombreamento não seja excessivo, uma vez que o excesso também que pode provocar danos à cultura, pois reduz severamente seu crescimento, além de interferir na floração, levando a uma redução na produtividade.

A pitaia é considerada planta de dias longos, apresentando fotoperíodo crítico de doze horas, sendo que o fotoperíodo influencia na formação de gemas floríferas.

AMBIENTE Considerado mais adequado para o plantio da cultura é o de temperatura tropical, cuja faixa vai de 18 ºC a 26 ºC, com média de mais de 1.200 milímetros de chuva por ano. A pitaia, no entanto, é tolerante a clima quente e seco, com condições de ser cultivada em todo o país.




Nenhum comentário:

Postar um comentário