segunda-feira, 27 de setembro de 2021

VARIEDADES DE MAMÃO


 

VARIEDADES

Como a maioria das sementes das variedades utilizadas nas regiões produtoras de mamão é proveniente de frutos de polinização livre, sem controle efetivo da polinização, as cultivares sofrem variações em suas descendências, causando descaracterização desses genótipos e comprometendo a qualidade das lavouras.

Conforme o tamanho e a origem dos frutos, os mamoeiros ginoico-andromonoicos (hermafroditas) podem ser classificados em dois grupos distintos: o grupo Solo e o grupo Formosa. As variedades do grupo Solo são representadas por linhagens, enquanto os genótipos comerciais do grupo Formosa correspondem a híbridos F1.

Apesar das vantagens inerentes ao cultivo do mamoeiro, foi somente a partir de 1973 que a cultura  retomou sua importância econômica para o Brasil, em virtude da introdução de híbridos F1 do grupo Formosa e, principalmente, de linhagens do grupo Solo, notadamente nos estados do Pará, Espírito Santo e Bahia. Esse material teve rápida aceitação pelos consumidores e, por apresentar características que se adaptam às exigências do mercado internacional, abriu novo e importante mercado externo para o Brasil (DANTAS et al., 2011).

Genótipos do grupo Solo

As variedades do grupo Solo ‘Improved Sunrise Solo Line 72/12’, ‘Baixinho de Santa Amália’, ‘Taiwan’, ‘Kapoho Solo’, ‘Waimanalo’ e ‘Higgins’ já foram amplamente plantadas no Brasil. Atualmente, a maior concentração de plantios tem sido com as variedades Sunrise Solo e Golden:

a) ‘Sunrise Solo’: inicia a floração aos três ou quatro meses de idade, com altura de inserção das primeiras flores que variam de 70 a 80 cm. Planta precoce, inicia a produção oito a dez meses após o plantio, com produtividade média de 45 t/ha/ano. Frutos de casca lisa e firme, com polpa vermelho-alaranjada, de boa qualidade, de tamanho pequeno, com peso médio de 500 g, piriforme a ovalado e cavidade interna estrelada;

b) ‘Golden’: possui frutos hermafroditos, piriformes, de polpa rosa salmão, cavidade interna estrelada (Fig. 2), casca lisa, tamanho uniforme, com peso médio de 450 g e excelente aspecto visual. No estádio verde, apresenta cor da casca verde mais claro (Fig. 3) que a variedade Sunrise Solo. Tem boa aceitação no mercado internacional, porém com teor de sólidos solúveis dos frutos e produtividade inferiores aos do ‘Sunrise Solo’.

Como as lavouras de mamoeiro são de polinização livre e a produção de sementes para os plantios é feita por meio de seleção de plantas, com características superiores dentro das áreas de produção comercial, os produtores rurais e as empresas de produção de sementes, que fazem esse trabalho de seleção, na região Norte do Espírito Santo, vão denominando essas seleções, conforme a localização da propriedade, o nome do produtor rural, entre outros.

Por isso, estão disponíveis no mercado de sementes das seleções: ‘Sunrise Solo BS’, ‘Golden THB’ e ‘Aliança Solo’, as quais apresentam bom desenvolvimento vegetativo e qualidade de frutos que atendem às exigências do mercado consumidor.

Figura 2 - Aspecto da polpa e formato da cavidade interna de frutos de mamoeiro ‘Golden’

Figura 3 - Frutos de mamoeiro ‘Golden’ em condições de comercialização

Genótipos do grupo

Formosa

Os genótipos do grupo Formosa apresentam frutos de peso médio de 800 a 1.100 g. Dentre os híbridos comerciais esse grupo, o mais cultivado no Brasil é  ‘Tainung 1’, importado de Kaohsiung Taiwan), por US$ 3,500 a 4,000/kg da semente. O custo alto da semente incentiva s produtores brasileiros a utilizarem as próprias sementes dos híbridos nas gerações 2, F3, F4 etc., o que leva à perda das Características do híbrido original, produzindo frutos com qualidade inferior e fora o padrão comercial (COSTA; PACOVA, 2003), como a seguir: a) ‘Tainung 1’: plantas relativamente ais altas. Os frutos são alongados, as plantas hermafroditas Fig. 4) e oblongo-obovados (redondo-Angados), nas femininas. or da polpa vermelho laranjada.

O peso dos frutos varia de 900 a .100 g, tem ótimo sabor, possui oa durabilidade e resistência ao transporte. Plantas vigorosas, com altura média aos oito meses após o plantio de 1,65 m. Textura firme e 0,8 ºBrix. Com uma produtividade édia em torno de 180 t/ha/ano, em grande aceitação no mercado interno;

b) ‘Calimosa’ (Uenf/Caliman 01): primeiro híbrido nacional de mamão, om plantas que atingem altura Media de 2 m. Frutos com peso édio de 1.250 g; polpa vermelho alaranjada.

Fruto de formato

ovoide, casca fina, com polpa de roma intermediário, com elevada uniformidade e padrão de frutos. Plantas vigorosas, com altura média os oito meses após o plantio de ,76 m. Textura firme e 12 ºBrix. Boa produtividade, em torno de 30 t/ha/ano;

c) ‘Rubi Incaper 511’: frutos com boas características comerciais (Fig. 5), omo peso, tamanho, consistência da polpa, com cor e sabor, similares o ‘Tainung 1’. Peso médio de .500 g, polpa vermelho-alaranjada, Gossa, com espessura média de  cm, o que proporciona bom aproveitamento os frutos. Textura firme e 10,2 °Brix. Plantas vigorosas, com altura média aos oito meses após  plantio de 1,64 m (Fig. 6). Boa produtividade, se bem conduzida, a Variedade pode render 170 t/ha/ano.

A grande vantagem é a possibilidade e reutilização das sementes da própria lavoura em até três novos plantios, o que reduz a dependência de utilização de sementes importadas.

Figura 4 - Fruto originário de flor hermafrodita de ‘ Tainung 1’

Figura 5 - Fruto da variedade Rubi Incaper 511

Figura 6 - Variedade Rubi Incaper 511 aos oito meses após o plantio




Nenhum comentário:

Postar um comentário