quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

IMPLANTAÇÃO DO POMAR DE MAMÂO

 

PLANEJAMENTO DO POMAR COMERCIAL DE MAMOEIRO

Escolha do local de cultivo

O cultivo do mamoeiro deve ser evitado em locais onde ocorram temperaturas relativamente altas ou inferiores a 15 ºC, o que prejudica severamente seu desenvolvimento vegetativo. Nas condições de temperaturas baixas, o desempenho reprodutivo também será afetado, ocorrendo redução do florescimento, atraso na maturação e produção de frutos de qualidade inferior.

Escolha da área de plantio

Devem-se evitar solos com elevada umidade, com problemas de drenagem e aeração deficientes. Depois da implantação, evitar irrigações excessivas, alta densidade de plantas e doses elevadas de nitrogênio (N), fatores que podem favorecer o tombamento de mudas e podridão de raízes de plantas adultas.

Preparo do terreno

Na operação de preparo do terreno, deve-se fazer, pelo menos, uma aração, seguida de duas gradagens. Havendo necessidade de calagem, faz-se a aplicação do calcário no intervalo entre as duas operações citadas. Para terrenos com relativa inclinação, será necessária a construção de terraços, para evitar a erosão do solo ao longo do cultivo. Na Figura 1, observa-se uma área com sulcos e sistema de irrigação preparados para a introdução das plantas do mamoeiro, em Linhares, ES.

Modo de plantio: em covas ou em sulcos

O plantio do mamoeiro pode ser feito em covas de 40 x 40 x 40 cm, seguindo o espaçamento indicado, ou ao longo dos sulcos.

No segundo caso, utiliza-se sulcador com capacidade de penetrar no solo a uma profundidade mínima de 40 cm. Antes da abertura dos sulcos de plantio, aconselha-se para solos com histórico de compactação, por causa do trânsito intenso de máquinas pesadas, utilizar o arado subsolador, marcando o alinhamento das plantas.

No caso de plantio em covas, separar o solo da camada superficial, ou seja, os primeiros 20 cm ou camada mais fértil para um lado, e o restante para outro.

Depois de aberta, a cova será inicialmente preenchida com essa terra da superfície, misturada com o adubo e o calcário, caso necessário. É importante que essa operação seja realizada, pelo menos, 30 dias antes do plantio das mudas. Os adubos serão misturados com partes de terra equitativamente e, depois, enchem-se as covas com a composição, que pode ser molhada para favorecer a reação dos nutrientes adicionados.

No plantio em sulcos, marcam-se os pontos onde serão adicionados os adubos orgânicos ou químicos, nos quais, posteriormente, serão plantadas as mudas, obedecendo o espaçamento indicado.

Para marcação de áreas com declividade, faz-se a demarcação de covas em curvas de nível, e, em terrenos planos, faz-se a demarcação de linhas no sentido do maior comprimento do terreno (prática conservacionista de solo).

Área preparada para o cultivo do mamoeiro,

Densidade de cultivo

O objetivo principal do uso de espaçamento adequado é obter altas produtividades sem comprometer a qualidade dos frutos. O plantio adensado tende a conferir maior altura às plantas e menor peso unitário aos frutos.

O mamoeiro pode ser cultivado em fileiras simples ou duplas. No segundo caso, tem-se como objetivo principal possibilitar maior número de plantas por área, sem comprometer o tráfego de máquinas no interior do pomar. Por outro lado, ainda possibilita a introdução de plantas leguminosas voltadas para a adubação verde entre as linhas mais estreitas. Prática considerada ecologicamente correta, indicada, sobretudo, em cultivos orgânicos.

No sistema de fileiras simples para as cultivares do grupo Solo, os espaçamentos podem variar desde 1,50 a 3,00 m entre plantas dentro das linhas versus 2,00 a 4,00 m entre as linhas. 

Já no sistema de fileiras duplas, são descritos os seguintes espaçamentos:

4,00 x 2,00 x 2,00 m; 4,00 x 2,00 x 1,80 m;

4,00 x 1,80 x 1,80 m; 3,80 x 2,00 x 2,00 m;

3,80 x 2,00 x 1,80 m; 3,60 x 2,00 x 2,00 m;

3,60 x 1,80 x 1,80 m, adotados tanto para cultivares do grupo Solo, quanto para as do grupo Formosa 

Em ambiente protegido, adotaram espaçamento de 2,0 x 1,9 m para a cultivar Baixinho de Santa Amália (grupo Solo), atingindo produtividade acima de 40 t/ha, superior aos padrões convencionais de cultivo e de espaçamento (Fig. 2).

Para elevar a proporção final de plantas hermafroditas e garantir melhor padronização e qualidade de frutos para comercialização, recomenda-se o plantio de três mudas/ cova, tanto do grupo Formosa quanto do grupo Solo (Fig. 3). Recomenda-se a distância média de 20 cm entre as mudas de uma mesma cova, ficando dispostas em triângulo equilátero, as quais posteriormente deverão ser desbastadas após a determinação do sexo.

No caso de implantação de cultivo em sulcos, pode-se optar, ainda, pelo plantio em renque. Dessa forma, adota-se o espaçamento de 0,7 m entre as plantas, que serão raleadas posteriormente na operação de sexagem, quando se eliminam as plantas fêmeas. Para os mamoeiros do grupo Formosa, dependendo da situação e da distribuição ao longo da linha, deixam-se plantas femininas, já que o mercado interno também admite o comércio dos frutos oriundos destas plantas.

Estande com plantas da cultivar Baixinho de Santa Amália: cultivo orgânico em estufa

Três mudas reunidas em plantio implantado em sulcos,

ÉPOCA DE PLANTIO

Na operação de plantio do mamoeiro, devem-se evitar dias de sol intenso. O mais aconselhável é que o plantio seja realizado no início do período chuvoso em dias nublados ou chuvosos.

Em locais de precipitação em torno de 1.200 mm/ano ou regime superior, bem distribuídos ao longo do ano, o mamoeiro não necessita de irrigação, podendo o plantio ser feito em qualquer época.

Em regiões com períodos relativamente longos de estresse hídrico, faz-se necessária a instalação de irrigação sistematizada.

Não pode faltar água, sobretudo na fase de florescimento, o que ocasionaria significativa queda de flores, reduzindo a produtividade do pomar. O problema é agravado quando as temperaturas apresentam-se acima de 28 ºC e umidade relativa (UR) do ar menor que 60%.

A primeira carga de frutos do mamoeiro é sempre mais intensa e efetiva. Esta fase é menos afetada por curtas alterações climáticas e/ou deficiências no manejo ou tratos culturais, quando se compara com plantas mais maduras. Assim, indica-se fazer o plantio de forma que as primeiras colheitas coincidam com a época do ano de melhor preço de frutos no mercado interno.

OPERAÇÃO DE TRANSPLANTIO

No ato do transplantio, deve-se evitar a quebra do torrão formada pelo substrato e raízes das mudas, sejam estas germinadas em sacos plásticos, células de bandejas ou tubetes. A desestruturação do torrão pode levar ao atraso no crescimento e/ou estabelecimento do mamoeiro.

O plantio não deve ser relativamente profundo. Recomenda-se evitar que a base da muda, ainda com células clorofiladas, fique em contato com o solo úmido da cova. As mudas deverão ficar com a região do colo no nível do solo, estando este acima do nível do terreno. O solo ao redor das mudas deve ser apertado para que fique bem aderido ao torrão, e, logo após, faz-se uma bacia ao redor destas. As mudas devem ser irrigadas nos dias iniciais de cultivo, mesmo em períodos chuvosos, requerendo entre 20 e 40 mm semanais de água, com turno de rega que varia de dois a quatro dias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário