sexta-feira, 1 de junho de 2018

Implantação da Cultura do Guaraná



A implantação de um guaranazal exige planejamento inicial, levando-se em consideração fatores que vão desde a escolha da área até a pós-colheita, passando pelos tratos culturais, com o objetivo de se ter em mão todas as técnicas que, quando somadas, irão resultar na expressão de toda a capacidade produtiva do guaranazeiro.

Clima e solo

O guaranazeiro se desenvolve adequadamente em locais com temperatura média anual de 23 ºC a 28 ºC e precipitação pluviométrica de 1.500 a 3.000 mm/ano, com um período de seca definido, fator este que aparentemente induz o florescimento da planta. Essas condições são encontradas na Amazônia, no sul da Bahia e norte do Mato Grosso, onde a cultura se desenvolve satisfatoriamente.

A planta do guaraná tem sido cultivada em solos profundos e bem drenados, sem pedregosidade, e com textura variando de média a argilosa. O terreno pode ser plano, se bem drenado, ou levemente inclinado, uma vez que o guaranazeiro morre ao menor sinal de acúmulo de água na região de seu sistema radicular. Locais com declividade elevada devem ser evitados, já que podem ocorrer problemas com erosão.

Clones recomendados

Em 1999, foi realizada, pela Embrapa Amazônia Ocidental, a primeira recomendação oficial de clones de guaranazeiro, com o lançamento dos clones BRS Amazonas e BRS Maués. A partir do ano 2000, outros dez clones, cujas características morfológicas e agronômicas encontram-se nas Tabelas 1 e 2, foram lançados para cultivo no Amazonas. Esses clones deverão contribuir para o aumento da produtividade e rentabilidade da cultura na região.
Tabela 1. Características morfológicas e agronômicas dos clones de guaranazeiro recomendados para plantio no Amazonas.
Nome
Cor dos frutos
Tipo de ramos
Reação à antracnose
Número de colheita/ano
Produtividade*
BRS-Amazonas
Amarelo-avermelhada
Curto
Resistente
5
1,5
BRS-CG648
Vermelho-amarelada
Curto
Resistente
3
1,0
BRS-CG612
Amarelo-avermelhada
Médio
Resistente
3
1,1
BRS-CG882
Vermelho-amarelada
Médio
Resistente
4
1,1
BRS-CG611
Vermelho-amarelada
Longo
Resistente
4
1,4
BRS-Maués
Alaranjada
Longo
Resistente
4
1,5
*Expresso em kg/planta/ano de sementes secas. Valores médios obtidos de cinco colheitas a partir do 3° ano do plantio.
Fonte: Embrapa Amazônia Ocidental, 2005. 
As principais vantagens desses clones em relação às plantas tradicionais, originadas de sementes, são: a) redução no tempo de formação da muda, que é de aproximadamente sete meses, enquanto a muda de sementes demora pelo menos 12 meses; b) resistência dos clones à antracnose; c) produtividade até dez vezes maior do que a média das plantas tradicionais; d) precocidade para o início da produção, que é, em média, de dois anos, contra quatro anos das plantas de sementes; e e) sobrevivência das plantas oriundas de estacas, no campo, após quatro anos do plantio superior a 95%, enquanto nos plantios provenientes de sementes apenas 20% dos indivíduos sobrevivem. Todos esses fatores têm como consequência o menor custo de implantação e condução da cultura e maior retorno financeiro.
Tabela 2. Características morfológicas e agronômicas dos clones de guaranazeiro recomendados para o Estado do Amazonas, em regiões onde a antracnose não apresenta prevalência.
Nome
Cor dos frutos
Tipo de ramos
Número de colheitas/ano
Produtividade*
BRS-CG372
Vermelho-amarelada
Curto
3
1,5
BRS-CG189
Vermelho-amarelada
Médio
3
1,0
BRS-CG505
Vermelho-amarelada
Médio
5
1,1
BRS-CG610
Vermelho-amarelada
Médio
3
1,1
BRS-CG850
Amarelo-alaranjada
Médio
4
1,3
BRS-CG608
Amarelo-avermelhada
Longo
4
1,3
*Expresso em kg/planta/ano de sementes secas. Valores médios obtidos de cinco colheitas a partir do 3° ano do plantio.
Fonte: Embrapa Amazônia Ocidental. Manaus, AM, 2005.

Escolha e preparo do solo

Em razão dos custos e da conservação do ambiente, deve-se escolher áreas anteriormente cultivadas ou de capoeiras para o plantio do guaranazeiro, evitando-se locais de matas virgens. No preparo de áreas já abertas, como pastagens degradadas, recomenda-se inicialmente uma aração ou escarificação do solo, para prevenir e corrigir problemas de compactação. Caso isso não seja possível, deve-se abrir covas maiores, para proporcionar a expansão do sistema radicular da planta no início de seu desenvolvimento.
Para o preparo de áreas de capoeira, faz-se a broca, retirando-se inicialmente cipós, arbustos e árvores com caule de aproximadamente 20 cm de diâmetro. Depois, faz-se a derrubada manual ou mecanizada das árvores de maior porte, com exceção daquelas protegidas por lei, como a castanheira e o mogno. Terminada a fase de derrubada, fazem-se aceiros com pelo menos 2 m de largura ao redor de toda a área, preparando-a para a queima da vegetação. As restrições legais, assim como as devidas licenças para o uso da queimada, devem ser obtidas nos órgãos responsáveis. No Amazonas, essa operação deve ser realizada de julho a outubro, período que apresenta menor intensidade de chuvas, o que facilita a queima da vegetação.
Práticas de conservação devem ser adotadas para manutenção e melhoria da qualidade do solo. Essas práticas variam de acordo com o tipo de solo, com a declividade do terreno e precipitação local. Em áreas declivosas, recomenda-se a construção de terraços e o plantio em nível. O dimensionamento dos terraços deverá ser orientado por um técnico.
Para as condições edafoclimáticas do Amazonas é de vital importância a cobertura vegetal do solo para evitar a sua degradação. O plantio de culturas intercalares nos três primeiros anos é recomendado. Outra alternativa é o uso das próprias plantas daninhas (Figura 1) como cobertura do solo, desde que seu manejo seja feito corretamente, de maneira a não interferir no desenvolvimento do guaranazeiro.
Foto: Murilo Arruda
Figura 1. Plantas do clone BRS- CG611 aos 18 meses após o plantio em área de capoeira.
Espaçamento, demarcação da área e preparo da cova
O espaçamento recomendado para o guaranazeiro é o de 5 m nas entrelinhas e 5 m entre plantas, totalizando 400 covas por hectare. A área deverá ser inicialmente demarcada com piquetes nos locais onde ficarão os centros das covas. Os piquetes devem ser de madeira, de preferência verde, para evitar a infestação de cupins, que poderão atacar a muda quando de seu plantio. A alternativa é o plantio em sulcos, com pelo menos 40 cm de profundidade, diminuindo os custos de implantação em propriedades que possam ter acesso a máquinas. A abertura e a adubação das covas ou sulcos deverão ser feitas pelo menos 30 dias antes do plantio das mudas.
Para a abertura da cova, quando feita manualmente, raspam-se cerca de 5 cm da terra superficial (solo mais escuro, rico em matéria orgânica) em volta do piquete, num raio de aproximadamente um metro, deixando-a separada. Em seguida, abre-se a cova com pelo menos 40 cm x 40 cm x 40 cm de largura, comprimento e profundidade, respectivamente, deixando-se ao lado, em um  único ponto, o solo dela retirado. No solo mais escuro, deixado separado, adicionam-se 150 g de superfosfato simples e pelo menos 10 litros de esterco de gado ou 4 litros de esterco de aves curtido. Mistura-se bem e preenche-se a cova (Figura 2). Caso a quantidade da mistura não seja suficiente para encher a cova totalmente, pode-se utilizar, para completá-la, o solo que foi retirado da cova. O nível do solo da cova nunca deverá ficar abaixo do nível do solo da área, para não haver acúmulo de água. Após o preparo da cova, recoloca-se o piquete em seu centro para permitir que o local exato de plantio seja encontrado.
Fotos: Murilo Arruda

Figura 2. Cova aberta (A), adubação do solo de preenchimento da cova (B) e fechamento da cova (C).

Plantio

O plantio das mudas deverá ser feito no período chuvoso (janeiro a março), de preferência em dias nublados e com temperatura amena. Retira-se o piquete da cova e abre-se um buraco, com a ferramenta "boca de lobo", com tamanho suficiente para conter o volume de terra da muda e profundidade adequada, em que o nível superior do torrão coincida com o nível do solo. Caso seja necessário, deve-se colocar ou retirar terra da abertura até que se consiga a altura ideal. O saco plástico deve ser retirado com cuidado para não desmanchar o torrão de terra da muda, o que poderia danificar as raízes. Após colocar a muda na cova, preenchem-se os espaços vazios com terra, comprimindo-a com um espeque de madeira (Figura 3), a fim de evitar que fiquem bolsas de ar em torno da muda. Ao final do plantio, recomenda-se colocar o solo ao redor de cada muda, para evitar o aparecimento de "bacias" e acúmulo de água.
Fotos: Murilo Arruda

Figura 3. Abertura da cova para o plantio, 30 dias após o seu preparo (A e B); retirada do saco plástico, evitando danos  às raízes (C e D); plantio  da muda (E); leve compactação do solo ao redor da muda para retirada de bolhas de ar em excesso (F).

Sombreamento

Imediatamente após o plantio e nos meses seguintes, as mudas devem permanecer protegidas do sol, para evitar a sua desidratação e morte.
Assim, recomenda-se cobri-las com folhas de palmeira, utilizando-se três pedaços de aproximadamente um metro. As folhas de palmeira devem ser cortadas em bisel e fincadas firmemente no terreno, sendo colocadas com a parte mais fina da nervura central para baixo, para facilitar o escoamento da água (Figura 4). Um dos pedaços deve ser colocado na direção do nascente e os outros dois, na direção do poente, dado que o sol da tarde é mais agressivo à planta.
Fotos: Murilo Arruda
Figura 4. Muda de guaranazeiro protegida com folhas de palmeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário