quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Origem e Clima para o Morango



O período de colheita pode se estender por três a cinco meses, conforme temperatura e cultivar. 
Para as cultivares sensíveis ao fotoperíodo, o morango precisa de uma temperatura noturna (abaixo de 20º C) e dias curtos para florescer. As cultivares de dia neutro exigem apenas a temperatura noturna, podendo produzir quase o ano todo, conforme a região.dentificada a janela de produção referente ao clima e altitude da propriedade, então precisamos averiguar a disponibilidade e a qualidade da água que será utilizada na irrigação, as características físicas e químicas do solo, que deve ter boa drenagem, assim como o que os vizinhos plantam em suas propriedades durante essa janela de produção. 
Esses fatores determinam a aptidão da propriedade para a produção de morango orgânico.
Uma propriedade é adequada para produzir morango se tiver uma janela de produção que atenda às necessidades do mercado e se, em seu entorno, não tiver produtores convencionais produzindo a mesma cultura no mesmo período.
Imagine um cultivo orgânico de morango, ou qualquer outra cultura, rodeado por lavouras convencionais.
Pois é, não tem como dar certo! Em determinados momentos, a pressão de pragas e doenças será tão grande que nem as barreiras físicas e as técnicas agroecológicas darão conta de manter o equilíbrio no cultivo orgânico. Por isso, não se esqueça de avaliar o entorno da propriedade depois de identificar a janela de produção do morango orgânico!


TABELA 1 - ÉPOCA DE PLANTIO DO MORANGUEIRO EM FUNÇÃO DA ALTITUDE.



A REGIÃO DE ORIGEM DO MORANGUEIRO

Para cultivar o morango com sucesso, o agricultor precisa conhecer primeiro a região de origem do morangueiro para depois podermos tratar dos pequenos detalhes que fazem toda a diferença no manejo orgânico dessa cultura.
No cultivo orgânico, uma das primeiras coisas que devemos procurar saber é a região de origem da cultura que iremos plantar para conhecer suas condições ambientais. Sabe-se que os seres vivos mantêm por gerações uma memória genética que está diretamente relacionada à sua região de origem e, no cultivo das plantas, essa memória manifesta-se em pequenas exigências nutricionais, na resistência a pragas e doenças e/ou climática, como temperatura e umidade.
O morango cultivado Fragaria X ananassa Duch., é um híbrido interespecífico, originado na Europa, a partir do cruzamento natural entre as três espécies octoplóides americanas (8x=2n=56):
1. Fragaria virginiana Duch.- dos prados dos Estados Unidos, introduzido na Europa como ornamental;
2. Fragaria chiloensis (L.) Duch.- oriunda das costas do Oceano Pacífico dos Estados Unidos e do Chile, onde era cultivado pelos povos indígenas, e levado para Europa em 1700; e
3. Fragaria ovalis (Lehn.) Rydb.- dos campos do oeste dos Estados Unidos.
Portanto, o morango cultivado originou-se fora da sua região de origem, do cruzamento natural entre espécies “selvagens”. Esse fato é recente (menos de 300 anos), sendo de 1766 o primeiro relato sobre essa cultivar de como a conhecemos hoje. 
Apesar de ter sido domesticado fora de seu habitat natural, o morango manteve suas exigências naturais em relação ao seu comportamento e exigências.
O morangueiro apresenta dois períodos bem distintos, regulado pelo fotoperíodo. Em condições de dias longos e temperaturas altas, desperta a fase vegetativa (propagação), quando a planta é estimulada a produzir estolhos (mudas). 
Em condições de dias curtos e temperaturas amenas, a floração e a produção de frutos são estimuladas.
Biologicamente falando, o morangueiro pode ser considerado uma planta perene, ou seja, se plantarmos uma vez e cuidarmos para que não ocorra sua morte por doenças, pode durar anos, pois vai se renovando a cada ano. 
Entretanto, o morangueiro é tratado como anual em cultivo comercial, ou seja, todo ano realiza-se um plantio e este finda normalmente após o ciclo da frutificação.
Raramente a planta terá um segundo ciclo de produção. Uma das razões para essa prática é a ocorrência de doenças no solo, que acabam comprometendo a produção do morangueiro e torna o cultivo 



Nenhum comentário:

Postar um comentário