segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Novas Variedades de Abacaxi



abacaxi BRS Ajubá


A cultivar de abacaxi BRS Ajubá é um híbrido, resultante do cruzamento entre cv. Perolera com a cv. Smooth Cayenne, com destaque para a resistencia à fusariose, principal doença do abacaxizeiro. O plantio desta variedade dispensa a utilização de fungicida para o controle da fusariose e é recomendada para a região noroeste do Rio Grande do Sul e especialmente para o vale do rio Uruguai, onde a cultivar foi avaliada durante três ciclos de produção. A planta tem porte médio e apresenta folha de cor verde escuro, totalmente desprovida de espinhos. O fruto é cilíndrico, com casca de cor amarela na maturação. A polpa é amarela, com elevado teor de açúcar e acidez titulável moderada. Apresenta peso médio do fruto sem a coroa de 1305,4g e tamanho médio de 15,8cm. Tem por diferencial os frutos mais pesados do que a tradicional cultivar Pérola e folhas completamente lisas.Os frutos obtidos podem ser destinados para o mercado de consumo in natura e para a industrialização, face a suas características sensoriais e físico-químicas.

abacaxi BRS Vitória

A cultivar de abacaxi BRS Vitória é uma variedade de abacaxi resistente à fusariose. Apresenta formato cilíndrico, folha de cor verde claro, sem espinhos nas bordas. Sua casca apresenta cor amarela na maturação. O fruto tem polpa branca, com elevado teor de açúcares e excelente sabor nas análises químicas e sensoriais, sugerindo que suas características relativas à acidez (0,8%) são superiores às do abacaxi 'Pérola'; e 'Smooth Cayenne', tendo ainda uma maior resistência ao transporte e em pós-colheita, o que pode facilitar a sua adoção pelos produtores e ter a preferência dos consumidores. Apresenta peso médio do fruto sem coroa de 1.427g. Os frutos obtidos podem ser destinados ao mercado de consumo in natura e para a agroindústria. Esta cultivar é um híbrido resultante do cruzamento da cv. Primavera com a cv. Smooth Cayenne.

ABACAXI BRS Imperial

Variedade de abacaxizeiro que resulta do cruzamento entre duas variedades: 'Perolera' e 'Smooth Cayenne'. O BRS Imperial é resistente à fusariose, principal doença da cultura, gerando frutos de excelente qualidade, doces e com uma coloração que chama a atenção. Apresenta elevado teor de açúcar, acidez titulável moderada, alto conteúdo em ácido ascórbico (antioxidante) e excelente sabor nas análises sensoriais realizadas. A planta tem porte médio e apresenta folha de cor verde-escura, sem espinhos nas bordas. Os frutos são menores do que os do 'Pérola', têm formato cilíndrico e casca de cor amarelo-intenso na maturação. A polpa é amarela, com elevado teor de açúcar e acidez moderada. Apresenta peso médio do fruto com a coroa de 1,2 kg, podendo alcançar 1,5 kg e tamanho médio do fruto de 16 cm.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário