domingo, 4 de junho de 2017

Plantio do Coqueiro

A marcação da área para o plantio definitivo deve ser realizada no sentido Norte-Sul, para estabelecimento da linha principal, com o objetivo de proporcionar maior período de insolação às plantas. O plantio das mudas deve ser realizado, preferencialmente, no início do período chuvoso, garantindo assim bom suprimento de água aos coqueiros. Quando realizado em condição de sequeiro e em regiões com déficit hídrico elevado, deve-se dar preferência à utilização de mudas mais jovens, com 3 a 4 folhas vivas, as quais apresentam menor área foliar e maior teor de reserva no endosperma, possibilitando assim menores perdas em campo. Atualmente, a maioria dos plantios é realizada com mudas mais jovens, em função das vantagens comentadas anteriormente. O plantio de mudas mais desenvolvidas produzidas em sacos plásticos pode ser recomendado em regiões que não apresentam déficit hídrico ou em plantios irrigados, uma vez que proporciona ganho em precocidade de produção. A grande desvantagem desse sistema está relacionada aos maiores custos de produção e transporte da muda. Sua utilização tem se restringido a grandes plantios comerciais, onde as mudas são produzidas próximo ao local de plantio.
A abertura de covas para plantio tem como objetivo principal, proporcionar à jovem planta, condições favoráveis no que se refere a umidade e fertilidade do solo, favorecendo assim o desenvolvimento e o aprofundamento das raízes do coqueiro. A depender do tipo de solo, as covas devem ser abertas com dimensões que variam entre 0,60 m x 0,60 m x 0,60 m a 0,80 m x 0,80 m x 0,80 m, e preparadas preferencialmente um mês antes do plantio. No caso de solos arenosos, onde a preocupação com a retenção de umidade deve ser maior, o terço inferior da cova deverá ser preenchido com material que favoreça a retenção de água. Quando se utiliza casca de coco, deve-se observar que estas devem ser dispostas com a cavidade voltada para cima, com camadas de solo entre estas, evitando-se a formação de espaços vazios. O restante da cova deve ser preenchido com solo de superfície e adubo orgânico, misturados homogeneamente ao fertilizante fosfatado. Recomenda-se o uso de 3 kg de torta de mamona ou o equivalente em esterco ou outra fonte orgânica. Como fonte de fósforo, deve-se dar preferência ao superfosfato simples (800 g/cova) em virtude da presença do enxofre em sua composição.
As mudas em raízes nuas devem ser imediatamente plantadas após serem retiradas do viveiro, podendo permanecer à sombra durante um curto período de tempo, evitando assim perda de umidade. Recomenda-se a poda de todas as raízes, antes da realização do plantio. Para as mudas produzidas em saco plástico, deve-se retirar o saco no momento do plantio, mantendo-se o torrão que deve ser colocado no centro da cova. Deve-se evitar também, o enterramento do coleto da muda abaixo do nível do solo.

Espaçamento e sistemas de plantio utilizados

As áreas tradicionais de plantio de coqueiros gigantes foram estabelecidas com espaçamento de aproximadamente 10 m de lado, utilizando-se sistema de plantio em quadrado, que corresponde a 100 plantas/ha. Os plantios atuais utilizam, predominantemente, o triângulo equilátero, possibilitando assim um aumento de 15% do número de plantas por área em relação à utilização do quadrado. Outra vantagem do sistema em triângulo está relacionado à maior luminosidade das plantas, tendo em vista que o plantio é realizado obedecendo ao sentido Norte–Sul, evitando assim sombreamento entre coqueiros. Por outro lado, este sistema apresenta restrições em relação à utilização das entrelinhas com culturas consorciadas que apresentam maiores exigências em luminosidade. Deve-se considerar também, que além de dificultar o trânsito de máquinas dentro do coqueiral, a maior densidade de plantio pode favorecer o surgimento de doenças foliares causadas por fungos, como as “lixas” e “queima-das-folhas”.
Os espaçamentos utilizados nas áreas tradicionais de cultivo do coqueiro no Brasil variam de acordo com a cultivar a ser implantada. No caso do coqueiro-gigante, a recomendação é utilizar o espaçamento 9 m x 9 m x 9 m (142 plantas por hectare) enquanto para o coqueiro-anão recomenda-se de 7,5 m x 7,5 m x 7,5 m (205 plantas por hectare). Para as cultivares híbridas, deve ser utilizado 8,5 m x 8,5 m x 8,5 m (160 plantas por hectare).
A depender das condições locais de clima e solo, podem ser realizados ajustes aos espaçamentos recomendados. O aumento do número de plantas por área poderá ter como consequência a redução do tamanho, peso dos frutos e volume de água produzido decorrente do autossombreamento entre plantas. Para que se obtenha melhor qualidade do fruto, principalmente quando este se destina ao consumo in natura, há necessidade que seja observada recomendação de espaçamento de acordo com a cultivar a ser implantada. Nas áreas localizadas no Nordeste do Brasil, tem-se observado mais recentemente a utilização do sistema de plantio em triângulo com 8,0 m de lado para o caso da variedade de coqueiro-anão-verde em função dos motivos comentados anteriormente. Por outro lado, os plantios realizados na região semiárida, têm utilizado menores espaçamentos em função da maior luminosidade e radiação solar com resultados discutíveis sob o ponto de vista de eficiência técnica e econômica.
A utilização de novos plantios em quadrado, retângulo, ou mesmo em triângulo, adotando-se maiores espaçamentos, além de facilitar o manejo do coqueiral, constitui-se numa alternativa que pode ser seguida, principalmente, por pequenos produtores de coco, os quais dependem da utilização das entrelinhas para plantio de culturas de subsistência durante toda a vida útil do coqueiral. Neste caso, apesar do menor número de plantas por área, o produtor tem a opção de ocupar de forma mais eficiente o espaço disponível, utilizando outras culturas nas entrelinhas ou mesmo nas faixas de plantio, aumentando consequentemente a eficiência do seu sistema de produção.
Cerca de um mês antes do cultivo, abra covas para preencher com terra, três quilos de adubo orgânico e 800 gramas de superfosfato simples. Fixe a muda no solo sem enterrar o caule. Depois de um mês do plantio, realize a adubação em cobertura com 300 gramas de uréia e 200 gramas de cloreto de potássio.






Nenhum comentário:

Postar um comentário