domingo, 9 de setembro de 2018

Cultivo do Cambuci



Um bom motivo para se produzir o cambuci é que a vistosa planta na qual ele frutifica, com flores brancas e folhas pequenas e brilhantes, está sob constante ameaça de desaparecer – assim como a mata atlântica, de onde é nativa.
Cambuci é uma árvore frutífera e também pode ser usada como planta ornamental. A espécie é nativa da mata atlântica, mas infelizmente, ela corre o risco de extinção no nosso país.
O Cambuci chama muito a atenção porque ela se torna muito vistosa quando se frutifica, aparecem lindas folhas pequenas, porém, brilhantes e o que falar das flores, com um branco forte e textura que o valoriza ainda mais. Mas, como foi dito anteriormente, a sua beleza fez com que se tornasse uma espécie da mata atlântica que corre sérios riscos de sumir por completo. E então, seria uma ótima ideia plantar a Cambuci para não perdemos essa espécie de planta tão bonita.
Como nos falamos anteriormente, além dos seus frutos, a Cambuci tornou-se uma árvore muito usada para ornamentação. Ela tem o poder de deixar um quintal mais do que bonito, estando sozinha ou em meio a um jardim. E claro, depois o seu fruto pode ir para mesa do café da manhã  e também pode ganhar versão doce ou suco.
Mas seu atrativo não é unicamente ecológico, pois a árvore pode deixar mais bonitas as propriedades, e seus frutos suculentos rendem bom ingrediente para sucos e doces.
No Brasil, o lugar onde a árvore Cambuci pode ser mais encontrada é em São Paulo, na Serra do Mar, ou ainda, em Minas Gerais. Além de árvore Cambuci é chamada de Cambuizeiro e o nome científico dela é Camponesia Phaea. Essa árvore, antes de começar a correr o risco de extinção, podia ser encontrada em grande quantidade na capital de São Paulo. E por isso mesmo, um dos bairros da capital paulista leva o seu nome.
O consumo da fruta da árvore Cambuci vem sendo estimulado em algumas regiões do Brasil, como na região metropolitana de São Paulo e também em Paranapiacaba e Rio Grande da Serra. Nessas duas últimas cidades, a fruta ganhou uma festa dedicada totalmente a ela.
Arredondado, com cerca de oito centímetros de diâmetro, polpa carnosa, fibrosa e com poucas sementes, o fruto tem um perfume intenso e adocicado. A casca verde, com tons em amarelo, é adstringente. Apesar de o sabor ser um pouco ácido, quase como o limão, ele também pode ser consumido in natura. Os pássaros são os que mais apreciam a fruta fresca, além de ter a nobre função de disseminar a fruteira.
Para o consumo como alimento, o ideal é usar o fruto da Cambuci para fazer doces em calda, sucos e geleias. Também é muito usado para fazer a aromatização de sorvetes. Uma curiosidade, é que o Cambuci também é usado como parte de ingredientes de algumas bebidas alcoólicas, como na cachaça quando é feita uma infusão e também em licores. São práticas de uso que vem de longa data.
Falando sobre o desenvolvimento da árvore, as flores aparecem entre os meses de agosto e novembro e o seu crescimento é moderado. De altura, ela pode chegar entre 3 a 5 metros no máximo e o seu tronco fica com o diâmetro entre 20 e 30 centímetros. Já as frutas aparecem entre janeiro e fevereiro.
Falando das características do terreno e clima, a árvore Cambuci gosta de ficar em solo que tenha sido muito bem adubado, prefere a temperatura mais fria, mas não tem muita dificuldade de se adaptar a outros tipos de terreno.
A planta também pode ser usada para o reflorestamento, neste caso, tanto para arborizar praças, jardins e ruas, quanto para recuperar terrenos degradados
O cambuci é bom mesmo para o preparo de sucos, geléias, doces em calda e ainda serve para aromatizar sorvetes. Também pode entrar como componente de bebidas alcoólicas, como licores e em infusão em cachaça, um uso que já era adotado pelos colonizadores, séculos atrás.
A árvore tem crescimento moderado e começa a florescer entre agosto e novembro. Alcança de três a cinco metros de altura, e tronco com diâmetro de 20 a 30 centímetros. A frutificação desponta durante os meses de janeiro e fevereiro. O cambucizeiro gosta de um pouco de frio e de solo com boa adubado, mas se dá bem em qualquer tipo de terreno. É apropriado para áreas de reflorestamento, para recuperação de terrenos degradados e também para a arborização de ruas, praças e jardins.



O solo para receber essa planta deve ser muito bem adubado e é importante que tenha um bom equilíbrio de drenagem.
A árvore prefere o clima tropical fresco para se desenvolver melhor, apesar de suportar outras temperaturas.
Não existe uma área mínima para plantio de Cambuci. O seu quintal já teria o tamanho suficiente.
A colheita dos frutos deve ser feita nos meses de janeiro e fevereiro.
O preço médio de uma muda para o plantio de Cambuci é R$10. (o preço pode variar de acordo com região, tipo de comércio, entre outros fatores)

SOLO: necessita de equilíbrio hídrico e boa adubação
CLIMA: subtropical fresco
ÁREA MÍNIMA: pode ser plantada até no quintal
COLHEITA: no verão, entre janeiro e fevereiro
CUSTO: o preço médio da muda é de sete reais

INÍCIO – a propagação da árvore se dá por meio de sementes, que são germinadas em sementeiras. Quando atingem de 20 a 25 centímetros de altura, é hora de passálas para um saquinho. Transplante somente o torrão para o local definitivo, assim que as mudas chegarem a 50 centímetros.

PLANTIO – o cultivo do cambucizeiro é recomendado em solo com equilíbrio hídrico, ou seja, nem muito seco, nem muito úmido. Antes, porém, o terreno deve ser preparado com aradura e gradagem. Faça o plantio de exemplares isolados ou em blocos somente com a espécie. O sombreamento de outras árvores provocam danos no desenvolvimento e produtividade da planta.
Se você quer fazer o plantio de Cambuci o primeiro passo é adquirir as sementes, que deverão ser cultivadas em sementeiras.
Você deve esperar que as mudas cresçam e tenha com altura mínima entre 20 a 25 centímetros de altura, só então, elas poderão ser transplantadas. Mas, primeiro, coloque cada uma delas plantada em um saquinho, em seguida, faça o transplante do torrão para o lugar que você quer ter a sua árvore. Espere que atinja a altura de 50 centímetros.
É importante que o solo escolhido para o plantio definitivo seja com equilíbrio hídrico, o que significa que ele não pode ser seco e nem menos ser exageradamente úmido. E para preparar esse terreno perfeito, ainda é necessário fazer a gradagem.
Com a terra pronta faça o cultivo colocando a planta isolada e se for em blocos, todas as plantas que fazem parte dele devem ser da mesma espécie. Importante lembrar que o Cambuci não pode receber sombra de outras árvores.

Enquanto a sua planta está crescendo o trabalho no terreno deve continuar, ele deve ter as coroas capinadas e ele deve ser roçado. Além disso é importante fazer podas de limpeza e também de formação.  A poda serve para ter a estrutura da árvore intacta e que ele suporte o peso dos frutos.
A árvore não terá problema para suportar o frio e também deve ser regada, apesar de preferir o clima subtropical fresco.
Sobre a produção dos frutos, prepara para fazer a colheita no verão seguinte, de preferência nos meses de janeiro e fevereiro. O ideal é que a fruta seja colhida do pé quando apenas amadureceu. Pode ser que ela tenha algumas rachaduras na casa. Se ele estiver verde aperte levemente para ver se está macio, também mostra que é hora de colher.

ADUBAÇÃO – nas covas, a adubação inicial pode varias entre cinco e dez quilos de esterco curtido. Adicione também de 50 a 100 gramas de superfosfato. A cada ano, aplique por planta outros dez quilos de esterco curtido. Pode-se também juntar 250 gramas por cova de NPK 20-00-20, divididas em duas ou três aplicações, durante o período quente e chuvoso, nos três primeiros anos do pomar.

ESPAÇAMENTO – as medidas indicadas são de 5 x 5 metros, entre plantas e fileiras. Para as covas, deixe 50 x 50 x 50 centímetros.

TRATOS CULTURAIS – durante o crescimento da planta, o terreno deve ser roçado e as coroas, capinadas. Para o bom desenvolvimento da árvore, são necessárias as podas de formação e a de limpeza. Elas permitem o arejamento da copa, além de garantir a estrutura dos ramos para agüentar o peso dos frutos.

AMBIENTE – o clima subtropical fresco é o melhor para a adaptação do cambucizeiro. A árvore também aprecia um pouco de frio e regas.

PRODUÇÃO – o cambuci está pronto para ser colhido no verão, em especial durante os meses de janeiro e fevereiro. É bom apanhar a fruta logo que amadurece, pois cai facilmente do pé, sujeita a rachaduras na casca. Como o cambuci nem sempre torna-se amarelo, aperte-o levemente ainda verde; se estiver macio, é hora da colheita.



LEIA O PDF ABAIXO, CLIQUE NO MESMO


Nenhum comentário:

Postar um comentário