sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Solos Para Abacaxi

Solos
Os solos para plantio do abacaxi devem ser de textura média ou arenosa, bem drenados, de preferência planos ou com pouca declividade, profundidade do lençol freático superior a 90 cm e pH na faixa de 4,5 as 5,5. Os solos não podem estar sujeitos ao encharcamento. Solos argilosos também podem ser utilizados desde que apresentem boa aeração e drenagem.

Preparo do Solo

O preparo do solo deve ser no sistema convencional uma aração e duas gradagens. Deve-se evitar solos que tenham sido plantados com abacaxi na última safra. Não sendo possível, deve se fazer a incorporação do material ao solo, ou em áreas com histórico de alta incidência de pragas e doenças, faz-se a queima dos restos vegetais.
Correção da Acidez
Apesar do abacaxizeiro ser conhecido como planta resistente à acidez do solo, recomenda-se a calagem com o intuito de fornecer principalmente o magnésio, nutriente importante para o desenvolvimento da planta. A quantidade de calcário deve ser recomendada de acordo com a análise do solo, tomando-se o cuidado de não se elevar o pH do solo a valores superiores à faixa ideal da cultura (4,5 a 5,5), pois, isso acarretaria a redução da disponibilidade de certos nutrientes à cultura e favoreceria o desenvolvimento de fungos prejudiciais ao abacaxizeiro como os fungos do gênero Phytophthora. Recomenda-se realizar a calagem com cerca de 30 a 90 dias de antecedência ao plantio.

Época do Plantio

Em culturas de sequeiro, recomenda-se realizar o plantio no final da estação seca e início da estação chuvosa. Em culturas irrigadas, o plantio pode ser realizado durante o ano todo.

Exigências edáficas

O abacaxizeiro é muito sensível ao encharcamento do solo, que pode prejudicar o seu crescimento e produção. Portanto, boas condições de aeração e de drenagem do solo são requisitos básicos para o seu cultivo, inclusive por favorecerem o desenvolvimento do sistema radicular da planta (normalmente frágil e concentrado nos primeiros 15 a 20 cm do solo). É conveniente que o lençol freático ou zonas de estagnação de água não se situem a menos de 80 a 90cm da superfície do solo.
Os solos de textura média (15 a 35% de argila e mais de 15% de areia), sem impedimentos a uma livre drenagem do excesso de água, são os mais indicados para esta cultura. Os solos de textura arenosa (até 15% de argila e mais de 70% de areia), que geralmente não apresentam problemas de encharcamento, são também recomendados para a abacaxicultura, requerendo quase sempre a incorporação de resíduos vegetais e adubos orgânicos, que melhorem as suas capacidades de retenção de água e de nutrientes.
Nos seus aspectos físicos, os solos da região de Itaberaba atendem às principais exigências do abacaxizeiro, mas em relação à fertilidade química apresentam geralmente deficiências em nitrogênio, fósforo, magnésio e, menos freqüentemente, em potássio. Predominam solos com acidez média, com o pH na faixa adequada para o cultivo do abacaxi. Os solos apresentam acidez média (pH de 5.0 a 5,5), sem alumínio ou com teores muito baixos deste elemento, correspondendo às preferências do abacaxizeiro.

Coleta de amostras de solos (solos)

Para análises químicas 

A coleta de amostras de solo deve ser efetuada, seguindo-se as recomendações da assistência técnica ou dos laboratórios credenciados, aos 60 a 90 dias antes do plantio, de modo que, se necessária, a calagem possa ser feita em tempo hábil.

Para análise nematológica

Caso haja suspeita de ocorrência de nematóides na área, pode-se realizar o diagnóstico do problema, recorrendo-se à analise do solo. Nesse caso, a coleta de amostras de solo deve ser efetuada da mesma forma que se faz para a análise química, estabelecendo-se uma prévia estratificação da área antes da amostragem, de acordo com o histórico sobre cultivos anteriores e estrutura do solo. Em cada área homogênea, em torno de um a três hectares, realiza-se a coleta de 10 sub-amostras para constituir uma amostra composta, representativa da área estratificada. As amostras devem ser encaminhadas a laboratórios credenciados de nematologia, pelo menos de 60 a 90 dias antes do plantio, para que se possa proceder, em tempo hábil, as medidas necessárias para redução da população de fitonematóides antes de se efetuar o plantio, principalmente porque não há registro de produtos nematicidas para a cultura. Essas amostras devem ser protegidas do calor e não conter umidade adicional, podendo ser embaladas em sacos plásticos, etiquetados e bem vedados, procedendo-se a retirada do ar. A identificação da amostra deve conter o local e a data da coleta do lado de fora da embalagem.

Preparo do solo

Em áreas virgens, efetuar roçagem, destoca parcial, encoivaramento e queima controlada. Em áreas já cultivadas, fazer a destoca, roçagem, aração e gradagem. A depender do tipo do solo, essas operações devem atingir em torno de 30 cm de profundidade, para facilitar o desenvolvimento das raízes. No caso de áreas anteriormente plantadas com abacaxi, deve-se proceder à incorporação de restos culturais, a fim de manter o teor de matéria orgânica do solo, ou então usá-los como cobertura morta. Há ainda a possibilidade de que sejam utilizados para a alimentação animal.





Um comentário: