sexta-feira, 11 de setembro de 2015

CULTURA DO ABACAXI (resumo)





É fruta brasileira!, afirmam uns. Outros dizem-na de origem paraguaia. Ou indiana. Mas é fato que os tupis articulavam uma palavra - iuaka´ti, formada por iua = fruta e ka´ti = cheirosa, recendente.
Nem é regional, mas nacional, à disposição por toda parte. Além de agradar ao paladar, faz bem à saúde graças a seu recheio de vitaminas, sais minerais, calorias. Há os que consomem a fruta como se remédio fosse. A famacopéia aceitou os ditos da experiência popular e aproveitou a bromelina do abacaxi para o fabrico de xaropes. De seu lado, as cozinheiras e os chefes dos restaurantes famosos recorrem ao abacaxi para o amaciamento de carnes, transformando pescoço em valorizado filé.
E o folclore? Quem não entoou o alegre "O que é que tem coroa e não é rei, tem escama e não é peixe, tem espada e não é general...?" O bem querer do nosso povo pelo abacaxi vem de longes dias. Léry, falando com entusiasmo francês, anotou, quem sabe depois de muito lamber os dedos: "O fruto mais saboroso da América". E já que nos metemos com velhos cronistas, lembremos o bom Gândavo: "Não há fruta neste reino que no gosto lhe faça vantagem".



ESCOLHA DA ÁREA E PREPARO DO SOLO

Os solos para plantio do abacaxi devem ser de textura média (areno-argilosa) ou leve (arenosa), e bem drenados, de preferência planos, com boa profundidade e com pH em torno de 5.0 . Não devem ser sujeitos ao encharcamento. 
Os solos para plantio do abacaxi devem ser de textura média ou arenosa, bem drenados, de preferência planos ou com pouca declividade, profundidade do lençol freático superior a 90 cm e pH na faixa de 4,5 as 5,5. Os solos não podem estar sujeitos ao encharcamento. Solos argilosos também podem ser utilizados desde que apresentem boa aeração e drenagem.

Preparo do Solo


O preparo do solo deve ser no sistema convencional uma aração e duas gradagens. Deve-se evitar solos que tenham sido plantados com abacaxi na última safra. Não sendo possível, deve se fazer a incorporação do material ao solo, ou em áreas com histórico de alta incidência de pragas e doenças, faz-se a queima dos restos vegetais.
Correção da Acidez
Apesar do abacaxizeiro ser conhecido como planta resistente à acidez do solo, recomenda-se a calagem com o intuito de fornecer principalmente o magnésio, nutriente importante para o desenvolvimento da planta. A quantidade de calcário deve ser recomendada de acordo com a análise do solo, tomando-se o cuidado de não se elevar o pH do solo a valores superiores à faixa ideal da cultura (4,5 a 5,5), pois, isso acarretaria a redução da disponibilidade de certos nutrientes à cultura e favoreceria o desenvolvimento de fungos prejudiciais ao abacaxizeiro como os fungos do gêneroPhytophthora. Recomenda-se realizar a calagem com cerca de 30 a 90 dias de antecedência ao plantio.

Época do Plantio


Em culturas de sequeiro, recomenda-se realizar o plantio no final da estação seca e início da estação chuvosa. Em culturas irrigadas, o plantio pode ser realizado durante o ano todo.  


ÉPOCA DO PLANTIO


De preferência, no início da estação chuvosa, o que facilita o pegamento das mudas. Esta indicação não é rígida e o plantio pode ser efetuado durante todo o ano, a depender da umidade do solo, da disponibilidade de mudas e da época que deseja colher o fruto. 

CULTIVARES (VARIEDADES)

Na escolha da variedade deve-se levar em conta o destino da produção (consumo "in natura" ou indústria). As cultivares mais conhecidas no Brasil são: Pérola ou Branco de Pernambuco, Smooth Cayenne e Jupi. A Smooth Cayenne só tem espinhos nas extremidades das folhas. É a preferida para o mercado externo e para a industrialização, principalmente na fabricação de compotas (fatias em calda).


As variedades Perolera e Primavera são as mais resistentes à fusariose, possuem folhas sem espinhos e frutos de boa qualidade. 

MUDAS


Mudas sadias e com um comprimento maior do que um palmo (mais de 25cm) devem ser utilizadas. Devem ser escolhidas em plantios onde o número de frutos doentes (podres) tenha sido mínimo. Descartar as mudas que apresentarem o menor sinal de goma. Escolher somente mudas sadias e vigorosas. Os tipos de mudas comumente usados são: coroa, filhote, filhote-rebentão e rebentão. 


MÉTODO DE PLANTIO


O plantio pode ser feito em covas, sulcos e fendas (plantio inclinado). Não havendo sulcador, pode-se abrir as covas com enxada, pá de plantio tipo havaiano ou com coveadeira (mecanizada). 


DISPOSIÇÃO DAS COVAS OU SULCOS


O plantio das mudas pode ser feito em filas simples ou duplas; dar preferência ao sistema de fileiras duplas. Em terrenos com declive, dispor as covas ou sulcos em curva de nível. 

ESPAÇAMENTO E DENSIDADE

A distância entre as plantas pode variar de acordo com a variedade, o destino da produção, o nível de mecanização e outros fatores. Para produção de frutos in natura ou suco, o espaçamento deve ser mais fechado - frutos com peso variando de 1,1-1,5kg. Na produção para industrialização devem ser utilizados espaçamentos maiores (menos plantas por área) - frutos acima de 1,5kg.
Espaçamentos recomendados:



Tabela 2. Espaçamentos recomendados para a cultura do abacaxizeiro



Tipo de plantio

Distância entre filas e plantas (m)

Plantas/ha

Filas simples

0,90 x 0,30

37.000

0,80 x 0,30

41.600

Filas duplas

0,90 x 0,40 x 0,40

38.460

0,90 x 0,40 x 0,35

43.950

0,90 x 0,40 x 0,30

51.280

Usar os espaçamentos menores com as variedades sem espinhos nas folhas 


PLANTIO


Obtidas as mudas, efetuar uma seleção descartando todas aquelas que apresentarem o menor sinal de goma ou podridão. Expor ao sol (uma a duas semanas) para evitar o apodrecimento após o plantio. 


CUSTOS DE PRODUÇÃO E ANÁLISE DE RENTABILIDADE

- Espaçamento 0,80m x 0,30m (41.600 plantas/ha) (pdf)
- Espaçamento 0,90m x 0,30m (37.000 plantas/ha) (pdf)
- VIVEIRO - Espaçamento 0,10m x 0,10m (550.000 mudas/ha) (pdf) 

CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS

A lavoura deve ser mantida livre de plantas daninhas. O controle do mato pode ser feito com capinas manuais (enxada), cultivos à tração animal, uso de cobertura morta e herbicidas recomendados para a cultura, à base de diuron (1,6 a 3,2kg/ha), simazina (2,4 a 3,21/ha), ametrina (2,4 a 3,21/ha) ou outros, aplicados em pré-emergência das plantas daninhas. O uso de herbicidas reduz a mão-de-obra e é o método mais eficiente. O pulverizador deve ser calibrado para garantir a dose correta.


Em áreas infestadas por plantas daninhas de difícil controle (tiririca, capim sapé, grama-seda etc) recomenda-se a aplicação de herbicidas à base de glifosate, na dosagem de cinco a sete litros do p.c./ha, sobre as plantas daninhas, uma a duas semanas antes da aração ou da gradagem 


CORREÇÃO DA ACIDEZ E ADUBAÇÃO

É conveniente fazer análise do solo das áreas onde os plantios serão implantados e adubados, encaminhando-as para laboratórios competentes. Os adubos devem ser aplicados no solo (junto às plantas) ou nas axilas das folhas basais. Não deixar cair adubo no olho da planta. 

A adubação deve ser realizada de acordo com a análise do solo (Tabela 2). Entretanto, para solos com baixa fertilidade, recomenda-se ainda a aplicação de 10 t/ha de esterco de gado curtido no sulco de plantio. Os adubos devem ser aplicados no solo (junto às plantas) ou nas axilas das folhas basais. Evitar que o adubo caia no olho da planta. Em solos pobres recomenda-se ainda aplicar na 1ª adubação 3 kg de sulfato de cobre, 3 kg de sulfato de zinco, e 5 kg de sulfato de ferro, repetir a mesma quantidade na 2ª adubação, aplicar na 3ª adubação 4 kg de bórax.

Tabela 3. Recomendação de adubação de cobertura do abacaxizeiro, com base no resultado da análise do solo

Nutriente

Tempo após o plantio

1º ao 2º mês

5º ao 6º mês

8º ao 9º mês

N (kg/ha)

Nitrogênio

80

110

130

P2O5 (kg/ha)

Fósforo no solo (mehlich) mg P/dm³

Até 5

80

6 a 10

60

11 a 15

40

K2O (kg/ha)

Potássio no solo (Mehlich) mg K/dm³

Até 30

120

160

200

31-60

80

110

130

61-90

60

80

100
  

IRRIGAÇÃO

Na maioria das regiões, as chuvas ocorrem em períodos definidos, com escassez em alguns meses, fazendo com que a irrigação se torne necessária para a cultura do abacaxizeiro.
A quantidade de água recomendada é de 60 a 120 mm/mês aplicada a depender das condições de solo e clima. A cultura deve ser irrigada por todo o ciclo. O abacaxizeiro é tão sensível à falta quanto ao excesso de água.


Os métodos de irrigação mais usados são os de aspersão, pivô central e autopropelido. Micro aspersão e gotejamento podem também ser usados. 


CONTROLE DE PRAGAS

As pragas mais comuns são a broca do fruto (Thecla basalides) e a cochonilha (Dysmicoccus brevipes), esta última causadora da "murcha do abacaxi".
A broca do fruto é a larva de uma pequena borboleta que ataca a inflorescência do abacaxi, cavando galerias e provocando o aparecimento de uma substância com aspecto de goma. O tratamento pode ser feito com carbaril (260 gramas em 100 litros d’água); paration metílico, diazinon (90 ml/100 1 de água), na base de 30 a 50 ml da solução por planta.


A cochonilha é um inseto pequeno, sem asas, que se apresenta coberto por uma espécie de farinha branca. Seu combate pode ser feito com paration metílico (90 ml/100 1 de água) dimetoato (60 ml/100 1 água) e vamidotion (30 ml/100 1 de água). O tratamento de mudas só é recomendado nos casos de alta infestação de pragas. 


CONTROLE DE DOENÇAS

A fusariose do abacaxizeiro é a principal doença desta cultura. Para controlar a fusariose, utilizar mudas sadias, selecionar as mudas a fim de eliminar sintomas de fusariose e vistoriar o plantio periodicamente.


A podridão negra é uma doença de pós-colheita. Pode ser controlada das seguintes maneiras: colher os frutos com uma parte do pedúnculo (de aproximadamente 2 cm), evitar ferimentos na superfície dos frutos e, proteger o ferimento resultante do corte na colheita. 


COLHEITA E COMERCIALIZAÇÃO


A colheita pode ser feita com o auxílio de um facão. Corta-se a haste a uns cinco cm abaixo do fruto. Só colher os frutos quando a cor da casca estiver mudando de verde escuro para bronzeado-amarelado e os frutilhos se tornarem achatados. Frutos para a indústria podem ser colhidos maduros e sem as mudas. 


CONSORCIAÇÃO DE CULTURAS

O abacaxi pode ser consorciado com feijão, amendoim, quiabo, repolho, tomate e outras culturas de ciclo curto, que são plantadas nas entrelinhas e na mesma época da cultura do abacaxi. O consórcio deve restringir-se aos primeiros seis meses do ciclo do abacaxi.




A FLORAÇÃO NATURAL DO ABACAXIZEIRO



A floração natural precoce é um problema bastante comum. Dificulta o manejo da cultura e a colheita, encarecendo o custo de produção, inviabilizando a exploração da soca (segundo ciclo) e afetando a comercialização do produto.
Por tratar-se de problema intensamente afetado por condições climáticas, até o momento ainda não existem medidas de controle do fenômeno que possam dar a segurança desejada. Encontram-se em fase de pesquisa medidas que visem a evitar ou, pelo menos retardar a floração natural.
Alguns cuidados: evitar que as plantas atinjam porte elevado ou idade avançada; evitar plantios no período de outubro a dezembro, o que é muito comum em regiões com chuvas de verão (Cerrado); evitar a utilização de mudas velhas para os plantios, etc.












2 comentários:

  1. Adoro abacaxi.
    Parabéns seu blog é maravilhoso.
    Sucesso para você!
    http://gracatricoecroche.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO GRAÇA PELO SEU CARINHO QUE MUITO ME INCENTIVA, O MESMO PARA VOCÊ QUERIDA, ABRAÇOS

    ResponderExcluir