sábado, 12 de setembro de 2015

Abiu, Plantas que Curam


 
abiu na medicina natural 
 
Descrição : Os frutos, ao natural, agem contra afecções pulmonares. A casca da planta é antidisentérica e baixa a febre. O azeite extraído das sementes abranda inflamações na pele. Árvore de até 10 m de altura. Tronco irregular, ramos novos com pilosidade ferrugínea. Folhas simples, obovadas ou elípticas, base aguda, glabras ou raramente com pêlos esparsos, nervuras proeminentes, de 5 a 20 cm de comprimento. Flores solitárias nas axilas das folhas ou em 2 a 5 fascículos, sésseis ou curtissimamente pediceladas, brancas ou branco-esverdeadas. Fruto baga, globosa ou oblonga, obtusa ou acumiada, amarela quando madura, com 1 a 4 sementes escuras com uma faixa mais clara num dos lados. É encontrado em estado silvestre por toda a Amazônia e cultivado em quase todo o Brasil 

Propriedades : adstringente, amarga, desinfetante, emoliente, nutriente, tônico. 
Indicações : afecção pulmonar, anemia, diarréia, disenteria, dor de ouvido, febre, inflamação, malária, malária, otite, sapinho da boca de criança, terçol. 
Modo de Usar : Além de ser um fruto comestível muito apreciado para sorvete, doces e ao natural.


Pouteria caimito ou Lucuma caimito.


Essa frutinha de nome esquisito vem ganhando notoriedade devido ao seu valor nutritivo e é um produto de exportação do Brasil, possui muitas indicações terapêuticas, como o tratamento da malária.
Descrição : Planta da família das Sapotaceae, também conhecida como abieiro, abi (agulha), abiiba, abio, abiu-grande, abiurana, caimito, caimito abiurana, guta, cauje, temare, caimo, madura verde.
Árvore que atinge até 10 metros de altura, com tronco irregular, ramos novos com pilosidade ferrugínea.
As folhas são simples, obovadas ou elípticas, de base aguda, glabras ou raramente com pêlos esparsos, nervuras proeminentes, de 5 à 20 centímetros de comprimento.
Possui flores solitárias nas axilas das folhas ou em 2 à 5 fascículos, sésseis ou curtissimamente pediceladas, brancas ou branco-esverdeadas.
A fruta do abiú é uma baga, globosa ou oblonga, obtusa ou acumiada, amarela quando madura, com 1 à 4 sementes escuras com uma faixa mais clara num dos lados.
Indicações : Anemia, diarréia, disenteria, dor de ouvido, malária, otite, sapinho da boca de criança, terçol.
A fruta, ao natural, agem contra afecções pulmonares. A casca da planta é antidisentérica e baixa a febre.
O azeite extraído das sementes abranda inflamações na pele.
Habitat : É encontrado em estado silvestre por toda a Amazônia e cultivado em quase todo o Brasil.
Plantio :
Multiplicação: reproduz-se por sementes;
Cultivo: Plantio em solos permeáveis e férteis, espaçamento de 6m X 6m, desenvolve-se em todo o Brasil, mas prefere as regiões litorâneas.
Colheita: Colheita dos frutos no outono, quando se retira as sementes para extração do óleo usado em otites e otalgias.
Propriedades : Adstrigente, amarga, desinfetante, emoliente, nutriente, tônico
Modo de Usar :
- Para terçol usar 1 a 2 gotas do chá em cada olho./p>
- Para otites e otalgia usar compressas mornas do chá.
- Os frutos são usados "in natura", quando bem maduros e na fabricação de sorvetes, doces, refrescos e geléias. Queda de cabelos e na alimentação de pessoas desnutridas, anêmicas, aliviar tosses, bronquites e afecções pulmonares;
- Decocção da casca: disenteria e febre.
- Látex do fruto: combater vermes, prisão de ventre, abscessos uso externo), herpes, verrugas.
- Óleo das sementes: inflamações em geral, principalmente da pele e otites (inflamação no ouvido).

Atividade antioxidante das frutas amazônicas abiu (Pouteria caimito), biribá (Rollinia mucosa) e cubiu (Solanum sessiliflorum) pelo método do seqüestro do DPPH.  

O interesse no estudo dos antioxidantes vem aumentando consideravelmente devido ao estudo do efeito das espécies reativas de oxigênio (ERO) e de nitrogênio (ERN) no organismo humano1 . Estudos tem demonstrado que populações com dietas a base de frutas e vegetais apresentam baixo índice de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, mal de Alzheimer, entre outras. O efeito protetor desses alimentos tem sido atribuído à presença de compostos antioxidantes, tais como as vitaminas C e E e carotenóides β-caroteno e licopeno, além dos compostos fenólicos com destaque para as antocianinas presentes na maioria das frutas vermelhas e os ácidos fenólicos. Neste trabalho foi avaliada a atividade antioxidante dos extratos hidro-alcoólicos de três frutas da amazônia ocidental: abiu (Pouteria caimito), biribá (Rollinia mucosa) e cubiu (Solanum sessiflorum), pelo método do seqüestro do radical livre DPPH2 . 
Os frutos de abiu, biribá e cubiu foram adquiridos no estágio de maturação maduro, no mercado central de Manaus, Amazonas, em junho de 2010. Os frutos, após lavados e higienizados foram separados entre polpa, casca e semente e conservados sob congelamento até o momento das análises. 25 g de polpa de cada fruto foram homogeneizadas com 40 mL de metanol 50% por 1min em Mixer. Em seguida foram deixadas sob agitação por 2h a temperatura ambiente. Após isto foram centrifugadas a 15000 rpm por 15 min e o sobrenadante recolhido. O resíduo, após adição de 40 mL de acetona 70%, foi submetido a agitação por mais 2h a temperatura ambiente. O procedimento de centrifugação foi repetido e os sobrenadantes foram combinados e concentrados em rota-evaporador a 40 °C para a remoção dos solventes orgânicos. As fases aquosas obtidas de cada fruto foram utilizadas para as análises. O teste do seqüestro do DPPH (difenilpicrilhidrazil) foi efetuado com alíquotas de 50, 40, 30 e 20 µL dos extratos em 3,0 mL de solução de DPP
μg/mL em metanol para cada fruta e comparados ao antioxidante BHT. Neste ensaio foi utilizado pirogalol (0,5% em MeOH) como substância referência com poder de seqüestrar 100% dos radicais. As atividades antioxidantes das substâncias testadas foram calculadas em relação ao pirogalol, e o declínio da concentração do radical foi monitorado por espectrofotometria no visível em λ = 517 nm, após 30 min. 
De acordo com os valores de IC50 observados, o cubiu (IC50 9,90 mg/mL) e o abiu (IC50 13,93 mg/mL) apresentaram atividade de seqüestro do DPPH próximas, muito superiores ao biribá (IC50 802,75 mg/mL), mas inferiores ao antioxidante comercial BHT (IC50 3,82 mg/mL). Estes reasultados são significativos, levando-se em conta que o BHT é um antioxidante puro, sendo comparado a extrato de frutas, o que demonstra o potencial do uso destas como fonte dietética de antioxidantes naturais. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário