Quem é o consumidor orgânico
A industria de alimentos e suplementos naturais não para de crescer, motivada pela maior preocupação das pessoas com sua saude e qualidade de vida. Cada vez mais, novos produtos do gênero são lançados e o consumidor tem hoje, várias opções à sua escolha para atender suas necessidades.
No Brasil, as mulheres respondem por 70% das decisões de compra e dão prioridade a produtos confiáveis e garantidos como benéficos à saude. A qualidade da alimentação dos filhos é uma prioridade para as mães atentas à questão dos agrotóxicos. De modo geral, o consumidor do produto orgânico apresenta tres tipos diferentes:
1 – O consumidor "ecológico"e militante:
Conscientizado e informado, esse cliente sabe bem o que quer e faz suas compras com atenção e cuidado. Olha o rótulo do produto, verifica se tem algum sêlo de certificação, quer saber a origem do produto, como foi produzido e quer garantias. É o tipo de consumidor que questiona a ausência na industria, de embalagens degradáveis para os produtos orgânicos. Procura fugir da alimentação industrializada e de produtos que tenham residuos químicos.
2 – O consumidor que quer se iniciar em um novo estilo de vida e de consumo:
Procura se informar e sabe que o padrão de sua alimentação pode melhorar em qualidade. Compra o produto orgânico, pela recomendação de outras pessoas que já o conhecem, pois está acostumada a consumir apenas as marcas tradicionais do mercado.
Nessa mesma categoria, estão aqueles que buscam um novo estilo de consumo por razões de doença ou intoxicação. Procuram melhorar a qualidade de sua alimentação, orientados por médicos e nutricionistas.
3 – O consumidor gourmet:
Procura o produto de alta qualidade, orgânico ou não. Os produtos orgânicos o interessam na medida que lhe dão a garantia de um produto fresco e saboroso. Para esse consumidor, o produto processado não pode ter conservantes ou aditivos de qualquer especie. Se orienta pelo sabor e bom gosto, pois está acostumado a degustar e escolher o melhor. É tanto ou mais exigente que o consumidor militante, ainda que por motivos diferentes.
1. Introdução
A crescente busca por alimentos saudáveis, limpos e ausentes de agrotóxicos tem atraído cada vez mais consumidores para as feiras agroecológicas. As principais razões que explicam o aumento da produção orgânica são o valor nutricional, o sabor diferenciado de certos produtos, uma alimentação muito mais saudável, aliadas as técnicas que ajudam a preservação do meio ambiente, o que possibilita a inferência de que esse tipo de atividade constitui uma forma de produção ecologicamente sustentável, socialmente justa e economicamente viável em suas escalas de produção.
Observando o consumidor dentro desta realidade verifica-se a existência de preferências para a alimentação convencional, entendida como aquela produzida dentro dos parâmetros legais com a utilização de fertilizantes e controle de pesticidas e as preferências para a produção alimentar orgânica pautada no manejo equilibrado do solo e dos recursos ambientais, cujos produtos agrícolas são isentos de defensivos químicos.
Desta forma este trabalho se consubstancia como ferramenta para a contribuição e ampliação da discussão científica sobre a matéria relativa ao comportamento do consumidor em relação ao uso de alimentos orgânicos.
2. Comportamento do consumidor e decisão de compra
Observa-se que o consumidor de produtos orgânicos apesar de ser um consumidor recente, é fiel em sua decisão ao adquirir os produtos orgânicos na busca pela qualidade de vida, uma vez que, os alimentos orgânicos tratam de produtos sem contaminação por agrotóxicos sendo assim mais naturais.
Uma parcela da sociedade vem tendo uma postura crítica em relação aos interesses do mercado, ou seja, o consumidor vem se preocupando com a concepção de qualidade e assim desenvolvendo um estilo de vida pautado no consumo consciente que leva em consideração o produto em sua substância, como observado no crescimento da agricultura orgânica. GIDDENS (1996) ilustra bem essa realidade ao afirmar que o afastamento do produtivismo, implica uma recuperação dos valores de vida guiada pelos temas da autonomia, solidariedade e busca da felicidade.
A noção de preservação do meio ambiente natural e a preocupação com a saúde vem sendo um dos assuntos mais discutidos na atualidade. A saúde como vetor da qualidade de vida dos seres humanos incide diretamente no comportamento dos consumidores que se voltam para os produtos com apelo ambiental, ou seja, aqueles oriundos de um manejo sustentável dos recursos naturais, relacionados com um estilo de vida saudável e garantidor da segurança alimentar, daí o crescimento do mercado de produtos orgânicos como tendência alimentar.
Nesse sentido, dispõe ENGEL et al. (1995) que o comportamento do consumidor, suas atitudes e intenções determinam o sucesso ou fracasso de um produto, o mercado mundial de alimentos vem sofrendo grandes transformações de diversas organizações, relacionadas ao desenvolvimento de novos hábitos alimentares, estilos de vida, preocupação com a saúde e o meio ambiente pelos diferentes tipos de consumidores.
Desta forma o estudo do comportamento do consumidor de produtos alimentares orgânicos torna-se essencial para a compreensão da cadeia produtiva desenvolvida nas crescentes feiras orgânicas do município. Entender as relações construídas pelos tipos de consumidores com referência ao conhecimento do produto orgânico, a influência dos atributos dos produtos que direcionam suas escolhas, ao conjunto de valores e necessidades que norteiam suas atitudes e conseqüentemente suas qualidades de vida, torna-se tarefa primordial para entendermos o estilo de vida do consumidor orgânico em relação ao estilo dos integrantes da coletividade consumista caracterizada pelo consumo desenfreado das opções que o mercado oferece.
3. Representação social sobre alimentação saudável
Os consumidores de produtos orgânicos estão muito mais preocupados com os alimentos que estão chegando a sua mesa, os consumidores estão buscando promover uma melhor qualidade de vida para suas famílias.
A representação social sobre alimentação saudável pode ser observada pela percepção dos consumidores em relação a atitude de sua escolha em alimentos convencionais a produtos orgânicos, isso não é uma opção naturalista ou de modismo, mas uma atitude de vida.
Desta forma, as representações sociais dizem respeito ao espaço da vida cotidiana e dos grupos sociais que orientam sua ação social segundo um repertório de saberes, crenças e valores comuns. Esses saberes e sistemas de crenças e valores consistem no senso comum e a lógica que preside em termos cognitivos é o pensamento representativo.
Tendo como premissa que os consumidores inseridos no mercado da agricultura orgânica buscam qualidades específicas não encontradas nos produtos da agricultura convencional, uma das questões levantadas neste estudo é saber o perfil comportamental dos consumidores de alimentos orgânicos, observando o processo de decisão e aquisição destes produtos, resultante da incidência de valores e necessidades pessoais, analisando aqueles que se preocupam com o meio natural e principalmente com a saúde pessoal.
Os alimentos orgânicos estão cada vez mais ganhando espaço devido ao estilo comportamental que os cidadãos vêm tendo frente à agricultura industrial, o referencial adotado passa pela qualificação do valor nutritivo e não pela aparência dos produtos alimentares, o que expressa uma postura diferenciada deste grupo consumidor, tornando-se um ponto significativo para se analisar o quanto esses consumidores se diferenciam do padrão de consumo convencional e o quanto contribuem para a valorização da produção orgânica e mesmo da manutenção da sustentabilidade ambiental e equidade social, já que há a valorização do produtor orgânico que emprega na atividade conhecimento antigo de raízes camponesas, até pouco tempo considerado retrógado.
Desse modo, é importante conhecer as características do consumidor, suas necessidades e valores, avaliando de forma mais profunda os aspectos e características determinantes da compra de produtos orgânicos sob uma perspectiva sociológica, levando-se em consideração as relações sociais surgidas neste grupo social das feiras orgânicas estudadas buscando identificar o comportamento destes consumidores diante das diferentes sociedades e culturas englobadas pelo dinâmico mercado de produtos orgânicos.
4. Considerações Finais
Conhecer o perfil dos consumidores e do consumo e a representação social de alimentos orgânicos pode contribuir na orientação da cadeia produtiva. No geral o consumo é caracterizado por um mercado massificador voltado inteiramente para obtenção do lucro, como percebido pelos grandes investimentos em propaganda e embalagens que na maioria dos casos servem tão somente para ludibriar o consumidor, sem se preocuparem com a qualidade e os benefícios reais que os produtos podem trazer o que ocorre exatamente no ramo alimentício.
Desta forma este trabalho se consubstancia como ferramenta para a contribuição e ampliação da discussão científica sobre a matéria relativa ao comportamento do consumidor em relação ao uso de alimentos orgânicos.
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